Estes são os resultados das eleições legislativas. O PS perde a maioria mas continua no governo vão ser mais 4 anos a andar para traz. No Concelho da covilhã o PS foi claramente a força plitica mais votada, até parece que o governo ainda em funções deu algum beneficio a este Concelho. Fica o aviso para as Autárquicas, muitas vezes as pessoas votam pela cor politica mesmo quando os dirigentes dessa cor lhes tiram direitos fundamentais e adquiridos.
2º FESTIVAL da CHEROVIA - 1-2-3-4-5 de Outubro 2009
Gastronomia – Produtos Regionais – Concertos – Exposição – Colóquios – Restaurante e muito mais!
A Cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável.
A Cherovia representa um tubérculo com o qual se identifica a Covilhã e o seu Concelho. A vasta produção só possível em “terras da Covilhã” fazem dela um ex-líbris da gastronomia local, podendo ser apresentado das mais diversas formas. Após o grande êxito da primeira edição, a Banda da Covilhã lança a 2ª edição do Festival da Cherovia – Covilhã 2009 – um projecto gastronómico, cultural, e educacional. Um festival que visa não só a promoção e divulgação de uma das nossas tradições, mas também a angariação de verbas para a compra de instrumentos e projectos culturais da Banda da Covilhã.
A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837.
O 2º Festival irá decorrer num espaço com várias tendas, expositores no Campo das Festas. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de VENDA ao PÚBLICO.
Em paralelo a organização promove três concursos: um para o maior exemplar, para o exemplar mais pesado e outro para o melhor prato confeccionado, contando este último com a colaboração dos restaurantes e outras entidades da cidade.
Quanto ao programa educacional, no recinto do Festival haverá uma EXPOSIÇÃO sobre a Biologia – Ciclo de Vida e Cultivo da Cherovia e uma tarde com Colóquios sobre tema “A Cherovia e a Biodiversidade”.
No recinto surgirá ainda, este ano um RESTAURANTE onde para além de pratos com cherovia, poderão ser saboreados outros pratos típicos da região.
Os PRODUTOS REGIONAIS do Concelho da Covilhã terão também um espaço próprio, nomeadamente: Os Vinhos, Enchidos e Queijos.
O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã através de verbas comunitárias e será gratuito durante o dia. A partir das 20:00 terá um valor simbólico de 1.0€. As crianças até aos 10 anos terão entrada livre.
21:00 – Abertura oficial com a presença de várias individualidades e convidados. Visita à exposição e prova de cherovia. Actuação do Grupo Caminhos da Transumância.
22:30 – Animação com André Silva
00:00 – Rouxinol Fanducho – Marco Horácio
02:30 – Arraial com André Silva
Sexta-feira – Dia 2
9:30 – 17:00 – Visitas Guiadas – alunos das Escolas da Cidade – Visita à exposição – prova de Cherovia - Jogos e outras actividades.
22:30 – Grande Noite do Fado com: Fernanda Oliveira (vencedora do 1º concurso de fado noites da Moura) e do jovem Luís Filipe Caeiro (finalista no programa “Uma Canção para Ti” da TVI)
00:00 – Animação com Dj Pedro Santos e outras surpresas.
Sábado – Dia 3
10.00 – Abertura do espaço
15:00 – Bombos da Boidobra – Os Baldões
16:00 – Colóquios – tema: “A Cherovia e Biodiversidade”.
17:00 – Grupo Grande Roda do Teixoso
19:00 – Fanfarra Sacabuxa
21:00 – Fanfarra Sacabuxa
22:30 – Banda Osíris
00:30 – Fernando Rocha
02:30 – Banda Osíris
Domingo – Dia 4
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – 19:00 - Tarde Infantil – Palhaços – Insufláveis – Pinta Caras – Molda Balões
22.00 – Noite de Tunas Académicas
01:00 – Animação com Djs
Segunda – Dia 5
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – Grupo de Cantares St. Maria
16:00 - 2º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) e 2º Concurso – Maior exemplar e Cherovia “Peso mais pesado”
17:00 – Folclore do Concelho.
18:00 – Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.
No Recinto: Restaurante – Exposição – Prova de Cherovia – Produtos Regionais – Horta Pedagógica – Venda de Cherovia
COMO COZINHAR? – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE!
É um dos adjectivos utilizados pela CDU da Covilhã para qualificar o comportamento do candidato do PS, após o debate da RCB, com os três candidatos à assembleia de freguesia da Conceição.
Em nota enviada á comunicação social, a coligação democrática unitária (CDU), afirma que o seu candidato, Marco Melchior, foi “violentamente ameaçado na sua integridade física e injuriado pelo candidato do PS, ameaças que só não se concretizaram pela intervenção dos presentes”.
Um comportamento condenado pela CDU que o classifica de “inqualificável, indigno e inaceitável em democracia” e “uma atitude que não dignifica o seu autor, o partido onde milita e que mais importante, ofende o debate político e a livre troca de ideias”.
Sublinhando que Carlos Martins não teve qualquer preocupação em se retratar, a CDU declara que prossegue a sua campanha de contacto com as populações e “não serão os insultos ou ameaças do candidato do PS” que a fará desviar desse objectivo.Desejando que este tipo de episódios não se repitam a CDU considera “ este lamentável incidente encerrado”.
PSD reage.
Também o PSD já reagiu, em comunicado, a este incidente. Os sociais-democratas lamentam a postura do candidato do PS à junta de freguesia da Conceição e adjunto do primeiro-ministro, Carlos Martins, que protagonizou “uma cena de violência, injuriando e ameaçando a integridade física do candidato da CDU”, depois do debate promovido pela RCB.
Para o PSD, Carlos Martins manteve sempre “uma postura que em nada dignifica a democracia, transformando um debate de ideias para o futuro, num mero chorrilho de ataques pessoais e violência contra os seus adversários.”A concelhia da Covilhã do PSD estranha, ainda “a origem das informações e documentos que o adjunto do primeiro-ministro usou e propalou sobre o candidato do PSD, Eduardo Cavaco, que só podem provir do acesso a fontes de informação, reservadas ao gabinete de S. Bento".
No comunicado, o PSD garante que vai fazer chegar “ao senhor procurador geral da república, a respectiva participação dos factos.”
I MEIA MARATONA VILA DO TORTOSENDO / CAMINHADA DE S. MIGUEL Com a participação de cerca de uma centena de altetas realizaou-se no passado dia 20 a I Meia Maratona Vila do Tortosendo onde Bruno Fraga, do GDR Reboleira foi o vencedor ficando Vasco Azevedo do Boavista e Manuel Silva do Sport Lisboa e Benfica em segundo e terceiro lugar respectivamente. No próximo ano a organização espera que "se repita o êxito desta primeira edição"
No mesmo dia realizou-se a Caminhada de S. Miguel com a particiação de mais de cem caminheiros que se juntaram aos participantes da Meia Maratona numa tradiciaonal sardinhada de S. Miguel do novo Parque S. Miguel.
SOPAS DO TORTOSENDO - 26 DE SETEMBRO, 19.00 HORAS - PARQUE S. MIGUEL
O Parque S. Miguel recebe no próximo dia 26 de Setembro de 2009, pelas 19.00 horas mais uma edição das SOPAS DO TORTOSENDO. Uma iniciativa que já faz parte do cartaz da reguão dá a conhecer diferentes tipos de Sopas do Tortosendo. (participações em anexo).
A animação musical está a cargo do Duo Estrela de Santiago e Bandinha da Alegria.
PACTO DE AMIZADE COM SAINT GENIS LAVAL (LYON)
Depois de em 2008 ter sido assinado em França pela freguesia de Tortosendo e Saint Genis Laval um Pacto de Amizade, uma delegação francesa presidida por Roland Crimier, Maire de Saint Genis Laval e Vice-Presidente do Grande Lyon, irá estar no Tortosendo para no dia 26, no Parque S. Miguel, pelas 18.45 horas confirmar em território português a assinatura do Pacto de Amizade.
Durante esta visita, de 26 a 28 de Setembro, a delegação francesa irá manter contactos com a realidade da nossa região.
CENTENÁRIA FEIRA DE S. MIGUEL - 29 DE SETEMBRO
A Feira de S. Miguel, 29 de Setembro, vai este ano conhecer o seu novo local. O Parque S. Miguel irá receber a centenária feira onde não faltará a sardinha assada, cebolas, nozes e muitos produtos fazem a tradição desta feira.
Depois de vários edições do Grande Prémio de Atletismo S.Miguel, integrado na centenária Feira de S. Miguel, a Junta de Freguesia de Tortosendo organiza, em parceria com a Associação de Atletismo de Castelo Branco, pela primeira vez, a Meia Maratona Vila de Tortosendo.
As inscrições continuam a bom esperando-se a presença de cerca de uma centena de atletas. De salientar que a taxa de inscrição é de 2,00 euros e a totalidades do valor efectuado em inscrições será entregue ao Agrupamento de Escuteiros do Tortosendo.
A prova, na distância oficial de 21.097,50 metros, desenrolar-se-á a partir das 10.30 horas, com partida do Parque Industrial de Tortosendo, freguesia do Tortosendo, concelho da Covilhã e a meta estará instalada no Parque S. Miguel, na freguesia de Tortosendo.
O percuso apresentado em seguida irá condicionar o trânsito pelo que agradecemos divulgação deste condicionamento.
Partida - Parque Industrial do Tortosendo
Serão dadas duas voltas a um circuito pelas ruas do Parque Industrial
Saida do Parque pela firma Licores Serranos.
Esquerda em direcção ao Belozezere, passando por baixo da Passagem Superior aos Caminhos de Ferro
Belozezere - Quinta das Flores - Antiga Estrada Nacional 18 - TCT - nos semáforos - esquerda para Tortosendo -
Direita TCT - Pinhos Mansos - Rua da industria - Esquerda - Avenida Viriato (cruzamento das Confecções Benolli)
Avenida Viriato - Esquerda - cruzamento para Largo do Calvário
Direita - para Rua da Fonte Cale - segue em frente pela Rua Nova dos Olivais até Parça da Liberdade
Esquerda para entrar na Rua Direita - Largo da Amoreira - Desce até Mercado e vira à Esquerda para Rua de acesso ao Calvário
Direita - para acesso ao Jardim de Infância
Direita para acesso ao Mercado
Esquerda para passar atrás do Mercado
Rua do Unidos
Esquerda - Rua dos Loureiros - Rua do Terroeiro - Direita para rumar até Rotuda do Jardim e segue até Bairro do Cabeço
Esquerda para a Avenida de Santigado - 1ª à Direita - Direita Rua do Campo - Esquerda - Travessa das Fábricas
Direita na Fábrica Tricogom e em frente até Parque S. Miguel.
Meta - No Parque S. Miguel - Entrada pelo Pórtico..
Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã
Ensino Gratuito para Crianças e Adolescentes
“Onde a Música inspira os mais novos”
A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã registou nos últimos dois anos lectivos um forte crescimento, levando à criação de várias turmas e ao lançamento de vários projectos para os mais novos, nomeadamente as crianças e adolescentes. Inteiramente vocacionada para o ensino da Música e da prática Instrumental informa que ainda existem vagas para o próximo ano lectivo. Neste momento estão a decorrer as inscrições e podem ser feitas na sede até ao dia 14 de Setembro, ou enviando os dados por mail (bandadacovilha@gmail.com). Um ensino é totalmente gratuito e a Banda disponibiliza instrumentos para todos!
Quanto ao projecto Educativo e Pedagógico da Escola sofreu uma reestruturação em que foram criadas novas disciplinas; assim, no presente ano a Escola terá: Formação Musical com várias classes, Iniciação, Nível 1 e Nível 2; três classes de conjunto: Orquestra Juvenil “O Pautinha”, Grupo de Percussão, Atelier/Criatividade Musical. Prática Individual de Instrumento nas seguintes Classes: Flauta – Oboé – Fagote – Clarinete – Saxofone – Trompete – Trompa – Trombone – Eufónio – Tuba e Percussão. Quanto ao plano de actividades para o próximo ano lectivo: Início das aulas – Dia 21 de Setembro; Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – Abertura Oficial da Escola com concertos e visita a duas escolas do 1º ciclo da cidade; três Audições – Natal, Páscoa e Verão; Férias Dó-Ré-Mi (programa de tempos livres - férias Verão); Intercâmbio com outra Escola de Música; Mini-Concertos e Gravação de um CD.
A Escola conta actualmente com uma vasta equipa, sendo seu director – o presidente e director artístico da Banda da Covilhã, o prof. José Eduardo Cavaco, Direcção Pedagógica, 3 professores licenciados, 3 professores (que frequentam o ensino superior na área da música) e 15 monitores (alunos da EPABI), em que o seu desempenho além de ajudar os alunos, serve como estágio curricular/pedagógico na sua carreira de profissionais da Música.
A busca de talentos é uma constante e ao longo destes dois anos de projecto, a Escola de Música da Banda da Covilhã tem procurado ajudar todos os que frequentam a nossa Escola. Congratulamo-nos de que entre os nossos alunos, três tenham optado por uma aprendizagem a tempo inteiro ao entrarem na EPABI, encontrando assim um rumo e um futuro no campo da música profissional. Parabéns Mariana, Miguel e Diogo!
A Junta de Freguesia de Tortosendo e o Unidos do Tortosendo levam ao palco da Sala de Espectáculos desta colectividade, dia 25 de Setembro, sexta feira, pelas 21.00 horas, a peça "Nada Do Outro Mundo" encenada pelo tortosendense Paulo Matos.
Nada do Outro Mundo, de Guy Foissy (I)
O espectáculo colhe título numa frase recorrente nos dois textos que o constituem e que ocorre associada a uma lógica de predador - no primeiro caso personificada num agente da autoridade policial e no segundo caso num jornalista.
No primeiro texto, "O Segurança", a narrativa dramática remete para uma abordagem à relação do poder policial, arrogante e preconceituoso, com o cidadão incauto.
No segundo texto, "O Suicida", a abordagem remete para a relação manhosa e cínica que a imprensa cria e mantém com o cidadão, valorando o facto jornalístico deturpado, assente na espectacularidade e com indiferença pelo rigor.
A Descrição do Encenador:
" Estou farto do teatro sem vida. Estou farto da plasticidade enfadonha e pseudo-conceptual de tantos espectáculos…
“Eu, que há tantos anos sou encenador, desejo cada vez mais a afirmação da vida do próprio actor…”
“Este espectáculo deixará por certo a maior parte dos espectadores incomodados, com murros no estômago por entre risos e gargalhadas. Os textos são violentos, absurdos em parte, porque a realidade que nos rodeia está a tornar-se cada vez mais absurda e estranhamente cruel…”
“Sinto que, neste NADA DO OUTRO MUNDO, me exponho como nunca ao olhar alheio e que nessa nudez está parte da linha sensível do combate que nos invade dia após dia…” Paulo Matos"
Estava a decorrer a bom ritmo a adaptação e evolução de João Fonseca ao volante do CVO, quando o eixo do lado direito dianteiro cedeu, e com isso o piloto da Covilhã seria obrigado a renunciar. Sobre tudo o que lhe aconteceu, João Fonseca falou-nos um pouco “ São coisas que acontecem e que ninguém prevê, estava tudo a correr muito bem, consegui adaptar-me ao carro, desde o ínicio foi sempre a melhorar, mas logo na 1ª subida oficial uma manga de eixo partiu e a roda saltou, ainda dei um pequeno toque sem grandes estragos, felizmente era a curva mais lenta do traçado. Foi pena pois o potêncial do CVO estava a vir ao de cima, gostei bastante da condução e estava bastante confiante para a classificação final.”
Sobre a sua continuação o resto da época com este carro acrescentou “A equipa está a fazer os possíveis para reparar o carro, tem muitas potencialidades e gostaríamos de terminar a época com o CVO, são coisas que acontecem, só temos que seguir em frente e preparar a próxima corrida”.
O Nacional de Montanha regressa a 3 e 4 de Outubro em Guimarães na Rampa da Penha.
A Junta de Freguesia do Ferro, em parceria com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação - FDTI, irá realizar novas formações modulares na área da informática. Esta formação engloba diversas unidades de formação avançada de curta duração: processador de texto, folha de cálculo, sistemas de gestão de bases de dados e criação de sites Web, num total de 150h e destina-se a adultos activos, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não tenham o 12º ano. Com esta formação, gratuita, pretendem a Junta de Freguesia e a FDTI, continuar a facultar a todos a possibilidade de adquirirem ferramentas fundamentais para evitarem a infoexclusão. Se quiser continuar a aprender, entre em contacto connosco pelo tel. 275 341 255/9, pelo email jf-ferro@sapo.pt ou dirija-se à Junta de Freguesia do Ferro e faça a sua inscrição no Gabinete de Apoio Social.
Na próxima Quarta-feira, dia 02 de SETEMBRO a SIC vem à Covilhã. Em directo desde a Piscina-Praia será transmitido o programa SIC ao VIVO. SIC ao VIVO com Merche Romero, Nuno Graciano, Ana Rita Clara, José Figueiras, Liliana Campos, João Manzarra, Vanessa Oliveira, Nuno Eiró, Raquel Strada, Iva Lamarão e Rui Pêgo vão dar cor ao seu Verão! Muitas surpresas estão reservadas pela SIC para este dia! Venha até à Piscina Praia e participe! O programa irá decorrer desde as 10h00 e as 18h00. A entrada na Piscina-Praia será gratuita.
António Rebordão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Inaugura no dia 3 pelas 18 horas o Espaço das Idades.
Digo António Rebordão porque sei que é um sonho dele que tem de muito tempo, e que agora vê concretizar-se.
Claro que um projecto destes tem que ter vários apoios, apoios que vieram sobre tudo da Câmara, mas também de algumas empresas e particulares.
O Espaço das Idades vai funcionar nas entalações do antigo Mercado Popular, junto à estação de caminho de ferro.
Este espaço vai servir fundamentalmente para apoio aos idosos em varias vertentes.
Ali vai ser possível desde passar o bocadinho agradável no bar ou na sala de convívio, como pode dispor de serviços como cabeleireiro, psicólogo, fisioterapeuta, oculista, dentista, aprender musica, etc.
Existe ali também uma pequena capela para que quem deseje fazer as suas orações.
Uma vez que não poderei estar presente na inauguração, quero desde já felicitar o Sr. Rebordão assim como todos os que o apoiaram, para que este projecto se torna-se realidade.
Fica aqui também o meu apoio à candidatura de António Rebordão a Santa Maria para que a freguesia continue a contar com o excelente rumo que tem tido nestes últimos anos.