quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assinalámos o Dia Mundial do Coração

"Tenha um Coração de ... Ferro"
Cerca das 9h00 do dia 26 de Setembro, de uma magnífica manhã de Domingo, iniciaram-se as actividades programadas no âmbito da iniciativa denominada "Tenha um Coração de... Ferro!", organizada pela Junta de Freguesia do Ferro.
A Cruz Vermelha - Núcleo da Covilhã, que colabora regularmente nas iniciativas locais, iniciou o dia com os rastreios à Hipertensão e à Diabetes, aos quais a população aderiu em grande número.
Após a verificação da chegada de todos os participantes e da realização de inscrições de última hora, o grupo, com perto de 150 pessoas, partiu para o passeio pedestre agendado para comemorar este dia de alerta para os problemas do coração, cujo objectivo principal foi sensibilizar para a importância da actividade física, como factor de prevenção das doenças cardiovasculares.
O percurso, de aproximadamente 6km, iniciou-se no núcleo central da Vila e, posteriormente, dirigiu-se ao vale agrícola, por onde os caminhos serpenteiam, permitindo aos participantes observar as bonitas paisagens da freguesia e a bonita vista da cidade da Covilhã, da Serra da Estrela e do vale da Cova da Beira, desfrutando simultaneamente, do silêncio revigorante dos campos agrícolas.
De regresso ao Pavilhão José Reis Guerra, e antes do almoço, os participantes, orientados pela Prof. ª Adelaide, puderam realizar diversos alongamentos, para evitar dores musculares e prevenir possíveis lesões.
De seguida, para além de facultar aos participantes um agradável momento de convívio, o almoço serviu também um meio para alertar para o papel fundamental da alimentação na prossecução de uma vida saudável, pelo que a ementa foi composta por sopa, sardinha assada (rica em ómega3) e fruta.
A receita angariada com esta iniciativa será destinada à aquisição de um aparelho de ar condicionado para dotar o posto médico da Vila, ainda com melhores condições, quer para os utentes quer para os profissionais que, diariamente, ali desempenham as suas funções.
Para o Presidente Paulo Tourais, esta iniciativa "traduziu-se num enorme sucesso, pois, para além de ter atingido plenamente os objectivos a que se propunha, permitiu a participação de pessoas de todas as idades, tendo-se traduzido num alegre convívio entre gerações". Esta será, nas suas palavras, uma iniciativa a manter no futuro.


Junta de Freguesia do Ferro
Rua do Espírito Santo, 34 6200-571 Ferro
Tel. 275 341 255 Fax 275 341 259
Tlm 962 566 087
www.freguesiadoferro.blogspot.com

Sem comentários: