sexta-feira, 22 de outubro de 2010

3º Festival da Cherovia Covilhã 2010


A BANDA da COVILHÃ APRESENTA:

3º FESTIVAL da CHEROVIA: Dias 28-29-30-31 de Outubro e dia 1 de Novembro

Gastronomia – Artesanato – Concertos – Animação – Tasquinhas – Concursos – Espaço Inovação!

A Cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável.

A Cherovia representa um tubérculo com o qual se identifica a Covilhã e o seu Concelho. A vasta produção só possível em “terras da Covilhã” faz dela um ex-líbris da gastronomia local, podendo ser apresentado das mais diversas formas. Após o grande êxito das duas últimas edições do Festival, a Banda da Covilhã organiza a 3ª edição do Festival da Cherovia/Festival da Terra – Covilhã 2010 – um projecto gastronómico, cultural, e educacional. Um festival que visa não só a promoção e divulgação das nossas tradições, mas também a promoção de produtos da terra, artistas da terra em estreita colaboração com o comércio onde se realiza o festival.

Uma organização da Banda da Covilhã em parceria com a Associação Cultural – Desertuna. Conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, Comércio Local, Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira.

O 3º Festival irá decorrer na rua Direita com vários expositores e no Jardim Público da Covilhã, onde ficará instalada uma tenda gigante. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de venda ao público.

Quanto a novidades gastronómicas no espaço do festival haverá: Filhoses de Cherovia (fizeram a delícia de milhares no ano de 2009); Pizza de Cherovia; Crepes de Cherovia; e um espaço Inovação sob a responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. O Festival de sopas de Cherovia é mais uma aposta e novidades da edição deste ano.

Em paralelo a organização promove 5 concursos (ver regulamento): “Cherovia no Prato” em 3 categorias: Entradas e Sopas; Prato Principal – carne, peixe ou vegetariano e Sobremesas; “Maior Exemplar”; Comprimento; “Peso mais Pesado”, Peso; “Cherovia Acrobática”; Forma; “Melhor Pastel de Molho” em duas categorias: tradicional e Inovação.

Quanto ao programa educacional, no recinto do Festival haverá uma EXPOSIÇÃO sobre a Biologia – Ciclo de Vida e Cultivo da Cherovia e palestras com os mais novos.

Os PRODUTOS REGIONAIS do Concelho da Covilhã terão também um espaço próprio, nomeadamente: Os Vinhos, Enchidos, Queijos, Licores, o Artesanato e a Lã.

A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837.

VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg

COMO COZINHAR? – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE

www.festivaldacherovia.com

Sem comentários: