sábado, 12 de maio de 2007

Torcer a Orelha

Pois é parece que o abandono escolar tem vindo a crescer nos últimos tempos.
De quem será a culpa?
Será que os programas de ensino estarão adequados e suficientemente atractivos para que os alunos se possam interessar pelo o estudo e não para o abandonar?
Os Professores estão a ensinar a matéria para a qual estão qualificados?
O ensino hoje é atractivo como profissão? Se assim não for o Professor também não pode desenvolver bem a sua tarefa.
Será que o aluno hoje ao ver exemplos como o de alguns políticos não se interrogam qual a razão por que eles têm de estudar e a outros dá os cursos sem sequer ir á Universidade.
Para os alunos que andam a pensar em abandonar vou contar-lhes o seguinte:
Um dia destes quando estava numa das minhas esperas a que a minha profissão de motorista me obriga, uma Sra. que faz limpeza por ali perguntou-me “então está de castigo?” ao que respondi é a vida.
Fiquei então a pensar no que os meus Pais me diziam quando eu estudava, “filho estuda que o bem é para ti “ pois é mas eu queria ter um dinheirinho e á primeira oportunidade fui estudar de noite e trabalhar de dia, depois abandonei de vez os estudos.
É certo que tenho trabalho e hoje em dia já é uma sorte mas se tivesse seguido o caminho que os meus Pais me indicavam hoje não estaria de castigo a tal ponto de as outras pessoas darem conta do meu mal-estar.
Pensem nisto, nunca abandonem os estudos de ânimo leve.
E os Srs. do governo era bom que também pensassem em fazer da educação em Portugal uma educação atractiva para quem estuda e para quem ensina de modo a que possamos vir a ser um Pais com pessoas bem formadas logo mais produtivas.

Ou passaremos a vida a Torcer a Orelha………