sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PRESS RELEASE

63º Aniversário da BANDA da COVILHÃ

Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã comemora no próximo dia 1 de Dezembro (sábado) o seu 63º Aniversário – data da reorganização, visto que a sua fundação remonta ao séc. XIX.

UM POUCO de História – Francisco da Cruz Coelho – 1970

“Ao delinear estas linhas sobre a história de tão simpática agremiação artística, sou forçado a lembrar que, em 1907, existiram, na Covilhã, nada menos de cinco Filarmónicas: - A Regimental; Música Nova; Independente; Boa União, além da Banda da Covilhã...Em comemoração do dia da Restauração de Portugal (1944), o povo acorreu em aplausos, deitando flores, saudando a Banda, seus componentes, Maestro Soares Gonçalves e quantos trabalharam para que assim sucedesse…Pois a Banda da Covilhã aí está. Com sacrifícios imensos e dedicações sem par, todos os anos, no dia 1º de Dezembro realiza o Sarau anual com que vai obtendo alguns escudos para ostar às dificuldades que são muitas… Por toda a parte a crise das Bandas se manifesta. Mas não esqueçamos que cada qual sente os seus. Caberá neste ponto às entidades oficiais não esquecê-las. Mas também ao próprio povo desta nobilíssima cidade que nos viu nascer cabe um papel importante na sua manutenção. Todos serão demais para o efeito. E um pouco de cada um irá engrossar inevitavelmente a torrente de benefícios que destruirão o vírus que ataca a existência de tão belos ornamentos culturais da cidade”. Fonte: Boletim Municipal -Câmara da Covilhã 1971 – Edição especial -comemorações do centenário de elevação a cidade – págs. 94-95.


Programa das Comemorações do 63º Aniversário

Dia 30 de Novembro – Sexta-feira – DIA ABERTO

9:00 – 24:00 – Sede – Exposição/Demonstração de Instrumentos

17:00 – Convívio – Lanche – Sócios

Dia 1 de Dezembro – Sábado – DIA DO ANIVERSÁRIO

10:00 – Hastear da Bandeira ao som do Hino 1º de Dezembro e Desfile pelo Centro Histórico da Covilhã, com Romagem ao Cemitério e deposição de uma Coroa de Flores (em caso de tempo chuvoso não se realizará)

16:30 – Teatro - Cine da Covilhã – 1º COVILHÃ em DIRECTO – ver Cartaz Definitivo.

20:00 – Jantar de Aniversário

Dia 8 de Dezembro – Sábado – BALLET – Grupo de Ballet Infantil de Moura – Comboio da Fantasia – Uma história de Natal!

Destaques ao Programa:

1º Covilhã em Directo 2007. Dando seguimento a uma tradição com muitos anos – o sarau de Aniversário, a Direcção Artística da Banda da Covilhã decidiu apresentar um conceito diferente – o 1º Covilhã em Directo 2007. Além de apresentar o Concerto pela Banda, conjuga e mobiliza a Sociedade Covilhanense através de convidados a entrevistar, no sentido de valorizar, discutir, reflectir e acima de tudo apontar caminhos para o Futuro da Covilhã sob um ponto de vista Cultural.

Os entrevistados serão: Presidente da Câmara Municipal da Covilhã – Carlos Pinto; Reitor da Universidade da Beira Interior – Prof. Doutor Manuel Santos Silva; Reitora da Academia Sénior da Covilhã – Dr.ª Ascensão Simões e Directora do Museu de Lanifícios – Dr.ª Elisa Pinheiro. Haverá ainda tempo para receber a Desertuna – da UBI e outras Surpresas. Entrada livre, mediante o levantamento de bilhete.

No decorrer do Concerto será feita a apresentação do novo Músico que terá a sua 1ª saída nesse dia, fruto do trabalho desenvolvido pelo projecto – Escola de Música – Escola de Valores. O programa conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da EPABI, das Juntas de Freguesia da Cidade, Rádio Clube da Covilhã, mecenato e do Comércio Local.

A Direcção da Banda da Covilhã, aproveita esta oportunidade para apresentar o Balanço das suas actividades do último ano, com o qual se congratula por ter excedido todas as expectativas:

Fevereiro – Tomada de posse – Nova Direcção.

Março – Escritura dos Estatutos da A.R.M.C. – Banda da Covilhã

Março – 1º Concerto da Primavera – 50 anos do Tratado de Roma

Abril – 1º Moda e Música – Concerto e Desfile de Moda

Maio – Entrega de toda a documentação e filiação no INATEL

Junho – 1º Covilhã Filarmónico 2007 – Músicos das Bandas do Concelho em Desfile e Concerto.

Junho/Julho – Férias Dó-Ré-Mi – Ocupação de Tempos Livres

Julho – Participação no Covilhã em Festa

Julho – Concerto de Trompas – Igreja da Conceição

Julho/Agosto – II Estágio da Banda da Sinfónica da Covilhã

Outubro – Dia 1 – Abertura Oficial da Escola de Música – Escola de Valores

Novembro – Magusto de St.ª Cecília – Padroeira dos Músicos

Protocolos: Núcleo de Estudantes Biomédicas e Tuna de Medicina

Enaltecemos e sublinhamos o apoio de TODOS, que ao longo deste ano se associaram, apoiaram e contribuíram para que a Banda da Covilhã tenha um projecto com Futuro. Bem hajam.

A Direcção

JEB Cavaco

Sem comentários: