domingo, 30 de março de 2008

Covilhã Vai Ter Industria Aeronáutica

Retirado da pag. da C. M. C.

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, o Reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel Santos Silva e o Presidente da ALEIA, Jean Quiquempoix comunicam a decisão da instalação desta empresa na Cidade da Covilhã, facto do qual serão dados todos os detalhes no decurso da apresentação pública que irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no próximo dia 14 de Abril.
A ALEIA é uma sociedade de direito português que tomou a decisão de instalar a sua sede social e equipamentos produtivos em terrenos negociados com a Câmara da Covilhã, próximos do Aeródromo Municipal. Os estudos conducentes à criação, concepção do modelo organizacional e estudo das diferentes alternativas de localização foram efectuados pelos responsáveis da CEBATE - Criação de Empresas de Base Tecnológica, Drª Maria de Jesus Botelho e Dr. José de Freitas.
A estrutura accionista da empresa contempla a participação de industriais franceses e portugueses bem como de investidores privados portugueses, nomeadamente:
- Uma sociedade francesa que concebe aviões ligeiros e que já está presente em Portugal - a DynAéro;
- Um gabinete português de estudos aeronáuticos sediado em Lisboa - o Spinworks;
- Uma empresa francesa, com sede em Toulouse, de equipamentos aeronáuticos - a EquipAéro;
- Uma empresa portuguesa ligada à indústria de Moldes na Marinha Grande - a Plasdan.
A ALEIA - INDÚSTRIA AERONÁUTICA DE PORTUGAL tem por objectivo:
- proceder à instalação de uma linha de montagem de aeronaves certificadas, resultado de uma aliança estratégica com uma sociedade aeronáutica de capitais francesas na qual a ALEIA é o accionista maioritário, assumindo a Covilhã o papel preponderante de acolher os seus clientes finais aquando da entrega destas aeronaves;
- fabricar peças para aviões certificados do construtor francês;
- desenvolver uma gama própria de aviões certificados, com uma forte componente de tecnologia de última geração, baseados num motor desenvolvido desde 2002 pela empresa francesa Price-Induction com a colaboração de técnicos franceses de renome internacional, cujo intuito principal é o de responder a uma lacuna operacional identificada desde então e que será colmatada a partir de agora. O motor que irá equipar esta gama de aeronaves venceu o Prémio Inovação atribuído pela AAAF - Association des Ingenieurs Aéronautiques Français no ano de 2007.
É com estes pressupostos e no contexto da criação e instalação da empresa na Covilhã que nasce a firme intenção da ALEIA de proceder à montagem e entrega de aeronaves certificadas a clientes finais antes do verão de 2009 e produzir e entregar nesta cidade aproximadamente 250 aviões por ano de três tipologias diferentes a partir do ano de 2014 existindo ainda o objectivo claro de colocar em voo, antes do final do primeiro semestre de 2010, os dois protótipos da gama de aviões da ALEIA.
De referir ainda que o Presidente da ALEIA - que concebeu já outros aviões tecnologicamente avançados - assinou com a Universidade da Beira Interior um protocolo que garantirá um desenvolvimento futuro deste projecto de forma sustentada contando com a participação da UBI nestes projectos associados à tecnologia e com a colaboração intelectual e humana de outros centros de pesquisa existentes em Portugal, bem como a promoção das suas acções em comum através da Agência para a Inovação em Portugal.
É com prazer que acolhemos a ALEIA na Covilhã porque este investimento representará para a Cidade e para a sua Universidade uma nova via de desenvolvimento e estará, esta região, a contribuir para o prestígio da indústria aeronáutica portuguesa.

Carlos Pinto
Presidente da Câmara Municipal da Covilhã

Manuel Santos Silva
Reitor da Universidade da Beira Interior

Jean Quiquempoix
Presidente da ALEIA

Sem comentários: