segunda-feira, 29 de setembro de 2008


A BANDA da COVILHÃ APRESENTA:

1º FESTIVAL da CHEROVIA

9-10-11-12 de Outubro 2008

Programa Cultural, Educativo e Gastronómico

A Cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável. A Cherovia representa um tubérculo com o qual se identifica a Covilhã e o seu Concelho. A vasta produção só possível em “terras da Covilhã” fazem dela um ex-líbris da gastronomia local, podendo ser apresentado das mais diversas formas. Já é tempo lhe darmos um lugar de destaque no panorama Regional e Nacional. É desta forma que a Banda da Covilhã lança o projecto do 1º Festival da Cherovia – Covilhã 2008 – um projecto cultural, gastronómico e educacional. O objectivo final será a angariação de verbas para a compra de instrumentos para os alunos da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã.

A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837.

O 1º Festival irá decorrer numa tenda gigante no Jardim Público. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de VENDA ao PÚBLICO. Em paralelo a organização promove dois concursos: um para o maior exemplar e outro para o melhor prato confeccionado, contando este último com a colaboração dos restaurantes e outras entidades da cidade. Quanto ao programa educacional, no recinto do Festival haverá uma EXPOSIÇÃO sobre a Biologia e Cultivo da Cherovia, bem como a tradição Covilhanense na utilização desta raiz. Por outro lado, haverá ainda um Colóquio sobre a cherovia. O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e terá um valor simbólico de 1.5€ como entrada por dia, e com direito a uma bebida. As crianças até aos 12 anos terão entrada livre.

QUANTO ao PROGRAMA CULTURAL/RECREATIVO:

Quinta-feira – Dia 9

17:00 – Abertura Oficial do Festival – Visita à exposição e prova de cherovia. Momento Musical.

23:00 – Actuação da Desertuna

00:00 – Noite Académica - DJs

Sexta-feira – Dia 10

10:00 – 17:00 – Visitas Guiadas à exposição pelas Escolas da Cidade, jogos e outras actividades.

22:30 – Actuação do Ilusionista – Rui Boquet

23:30 - Actuação da TunaMus (Tuna de Medicina)

00:30 – Festival de Karaoke

Sábado – Dia 11

16:00 – Colóquio – Eng. Agrónomo – em que o tema será a Cherovia.

22:30 – Animação com grupo de música popular

23:30 – Baile à Moda Antiga com LEONEL NUNES – O Homem do Garrafão

Domingo – Dia 12

16:00 - 1º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) com participação dos restaurantes da Cidade e 1º Concurso – Maior Exemplar

17:30 – Momento Musical e Entrega de Prémios

19:00 – Encerramento

COMO COZINHAR? – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE!


Ciclo de Vida


Sem comentários: