quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Acessibilidades vão marcar início do ano

Prioridade no Orçamento de 2008


Câmara lança obras que custam três milhões de euros e que dão especial relevo às acessibilidades. Reconversão do Cine Centro também avança, mas com custos acima do previsto

No primeiro trimestre do próximo ano a Câmara da Covilhã vai lançar um conjunto de obras que rondam os três milhões de euros de investimento. Especialmente na área das acessibilidades. O anúncio foi feito na Assembleia Municipal da passada sexta-feira, 14, pelo presidente da edilidade, Carlos Pinto.
Esta semana será adjudicado o elevador de Santo André, que vai ligar o cimo da Calçada Alta à zona do Mercado Municipal. Ainda na área das acessibilidades a autarquia diz ter prontas para concurso as variantes da Boidobra, Dominguiso e Vales do Rio. Assim como a estrada de Aldeia de São Francisco de Assis até ao rio. A estrada Ponte Pedrinha-Ferro-Peraboa vai também avançar no princípio do próximo ano. Tal como a nova adjudicação da ponte pedonal para os Penedos Altos, depois de o anterior processo ter sido anulado, para fazer rectificações.
A requalificação da Rua Marquês D`Ávila e Bolama, desde a Rua Peso da Lã até à piscina dos Penedos Altos, está a concurso, adiantou Carlos Pinto. O mesmo acontece com a estrada da Fábrica Velha, com a rectificação da curva junto à antiga fábrica de Agostinho Dias.
Para o próximo ano, no domínio dos acessos, está também previsto o arranjo da estrada do Barco para o Ourondo. A extensão da estrada que vai da rotunda junto ao Intermarché até ao Inatel é outra das obras previstas. Falta concluir o processo de expropriação de alguns terrenos.
Para o concelho está igualmente previsto um conjunto de investimentos em estruturas desportivas. No Barco, na Coutada e Boidobra, disse Carlos Pinto, sem especificar. Terminar o complexo desportivo da Associação Desportiva da Estação consta também na listagem de projectos a executar em 2008.
Na comunicação aos deputados municipais o presidente da Câmara da Covilhã referiu ainda que o projecto do futuro edifício da Assembleia Municipal, no antigo Cine Centro, está concluído e abriu-se concurso para a sua construção na semana passada. “As obras são extremamente caras. Mais caras do que imaginámos. Vão custar quase um milhão e meio de euros”, informou Carlos Pinto, que desta, no entanto, a “valorização imensa de um edifício de uma nobreza enorme”.
À Assembleia Municipal o autarca anunciou ainda o projecto de desmaterialização que vai iniciar nos serviços da edilidade, para reduzir os processos em papel, e espera estar optimizado dentro de três anos.
Na zona histórica, a Câmara adquiriu dez edifícios para serem recuperados, em Santa Maria. O concurso para a concretização dos trabalhos foi aberto na semana passada.

19-12-2007 ARR Covilhã

Sem comentários: