terça-feira, 2 de junho de 2009

Parabéns Presidente Carlos Pinto

"Era uma vez uma empresa que tinha a sede num concelho no Norte de Portugal. Um dia, como resultado da sua expansão, decidiu construir uma nova sede. O presidente de uma Câmara do Centro do país soube - e resolveu lutar para trazer a empresa para o seu concelho. As negociações foram duras e passaram por momentos de forte tensão. A Câmara de origem também fez o que pode para manter a sede da empresa. Mas a persistência do presidente da outra Câmara e as condições que conseguiu oferecer (terrenos, infra-estruturas, ligações rodoviárias, etc.) levaram a melhor. A cidade passou a contar com uma nova unidade, que já venceu o Prémio COTEC Inovação e que, para além da presença em Portugal, tem também fábricas em França (onde provavelmente aumentará num futuro próximo a sua posição), Marrocos e Argélia.
Instalada a fábrica, começou a contratação de pessoas. E, surpresas das surpresas, não apareciam interessados. Nova intervenção do empresário junto do presidente da Câmara, seguida de intervenção deste junto do centro de emprego da região. Resultado: problema resolvido, trabalhadores contratados na região.
Acontece que como resultado deste processo, 17 trabalhadores da antiga fabrica foram despedidos. Na hora do adeus, fizeram apenas dois pedidos: visitar a nova fábrica na Covilhã; e passar a festa do Natal com os outros trabalhadores. O que lhes foi concedido.
(…)Os protagonistas desta história são três: Carlos Pinto, Presidente da Câmara da Covilhã; João Miranda, presidente da Frulact; e Leitão Amaro, presidente da Derovo, uma empresa que também já foi distinguida com uma menção honrosa pela COTEC. Histórias diferentes, percursos diferentes, mas um traço comum: sucesso nas tarefas a que os três protagonistas têm metido ombros. E a prova de que é possível atrair investimento para o interior, se as câmaras utilizarem os instrumentos, inclusive fiscais, que têm à sua disposição; de que é possível criar unidades com alto grau de inovação e tecnologicamente avançadas em regiões desfavorecidas; e de que é possível contrariar o nosso individualismo e associar centenas de produtores, desde que exista uma liderança forte e os objectivos sejam claros."
Leia a notícia integral clicando AQUI - Expresso, 30/05/2009

Sem comentários: