quinta-feira, 23 de julho de 2009

Banda Sinfónica da Covilhã

http://bandadacovilha.blogspot.com/

Concerto Sinfónico

Banda Sinfónica da Covilhã

Sexta-feira – 31 Julho – 21.30 – Ponte Martir –in-Colo

(Em caso de tempo incerto ou fresco o Concerto realiza-se no Teatro Cine da Covilhã – Entrada Livre)

A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto Musical da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando num futuro próximo a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 80 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de Conservatórios, Escolas Profissionais de Música e alunos do Ensino Superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.

Até à presente data já realizou 3 estágios – Dezembro de 2006 e Julho de 2007 e 2008 tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou também um Concerto na Casa da Música do Porto. Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais.

O IV Estágio surge no seguimento do excelente trabalho desenvolvido nas edições anteriores, como a acréscimo da realização do 1º Curso de Direcção de Orquestra de Sopros - Covilhã 2009, conjugando a presença de um corpo técnico altamente qualificado.

A realização de um Concerto na presente edição em Espanha (Zamora), representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido e ao mesmo tempo uma oportunidade de conhecer outros espaços – outros públicos de forma a tornar mais rico ainda o currículo da Banda Sinfónica da Covilhã.

Quanto ao PROGRAMA para o Concerto Sinfónico terá a estreia absoluta de duas obras originais de jovens compositores: TETIS de Luís Cardoso e Sinfonic Moments of Linkin Park de Carlos Amarelinho. Serão apresentadas ainda as seguintes obras (algumas 1ª audição em Portugal): Danza Colorista (Ballet) de Rafael Munllor Grau; Thid Suite de Robert Jager; Oscar for Amnesty (Poema Sinfónico) de Dirk Brossé, Cloudburst (Coral) de Eric Whitacre e Ole Contrabandistes de Ramón García Soler. Maestro convidado e responsável pelo estágio D. Rafa Agulló-Albors, um jovem maestro de 27 anos de idade.

No âmbito do IV estágio decorre ainda amanhã, sexta-feira dia 24 de Julho um Ensaio aberto pelas 18:00 no teatro cine com os participantes do 1º Curso de Direcção de Orquestra de Sopros e pelas 21.30 se o tempo o permitir na Ponte Martir-in-Colo Concerto com Música de Câmara das várias classes. Em caso de tempo fresco o mesmo realiza-se no Teatro Cine da Covilhã com entrada livre.

FICHA TÉCNICA do IV Estágio da BSC

EQUIPA COORDENADORA:

Maestro Rafa Agulló-Albors – (Convidado e responsável pelo IV Estágio); Maestro Francisco Ferreira (Coordenador do projecto); José Eduardo Cavaco (Director Artístico da Banda da Covilhã, Organização e Maestro Titular); Maestro Carlos Amarelinho (convidado) e Professores nos diversos naipes.

PROFESSORES:

CORDAS: Rogério Peixinho

FLAUTA: Herlânder Sousa

OBOÉ: Francisco Luís Vieira

FAGOTE: João Brito

CLARINETE: João Pedro Santos

SAXOFONE: Carlos Amarelinho

TROMPETE: Pedro Monteiro

TROMPA: Hélder Vales

TROMBONE: Gonçalo Galvão

TUBA/EUFÓNIO: Sérgio Carolino

PERCUSSÃO: Joaquim Alves

Sem comentários: