segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Festas em Honra do Martir S. Sebastião - Vila do Ferro - 31 Janeiro


FESTAS EM HONRA DO MÁRTIR S. SEBASTIÃO, PADROEIRO DA VILA DO FERRO

A Freguesia do Ferro prepara-se, para, mais uma vez, homenagear o seu patrono, numa festa que junta ao profundo sentimento religioso, marcado pela procissão e pela missa solene, o profano da festa cultural, animada pela música popular, pela boa chouriça assada e pelo bodo que, pela segunda vez, será oferecido à população e aos visitantes.
Este ano, a festa será realizada no dia 31 de Janeiro, como forma de relembrar o dia em que S. Sebastião foi assassinado pelos romanos por se proclamar venerador da doutrina cristã.
No sentido de manter a dinâmica impressa ao evento, no ano passado, a Comissão de Festas de 2010, aposta novamente num programa cultural digno de homenagear o Santo padroeiro da Vila.
Para este dia festivo, que se pretende forte, os mordomos, prepararam um programa que se inicia pelas 10 h, com a tradicional arruada pelo Ferro, a cargo da Banda Filarmónica de Peroviseu, que também abrilhantará as celebrações religiosas, nomeadamente a missa solene a celebrar às 11h30m, na bonita Igreja Matriz do Ferro, que será seguida de procissão com a imagem do Mártir S. Sebastião, a percorrer as principais ruas da Vila.
À tarde, se o tempo o permitir, as festividades decorrerão no Largo do Cilindro, junto ao Parque de Feiras, caso contrário, realizar-se-ão no Pavilhão Desportivo.
Para a Comissão de Festas, este momento, em que decorre o tradicional leilão, durante o qual poderá ser feita a arrematação dos ramos ornamentados com chouriças, azeite e bacalhau, entre outros produtos de qualidade oferecidos pela população, é sempre um momento de grande animação e despique entre os participantes, que procuram levar para casa o melhor dos ramos.
Poderão ainda assistir ao concerto da Banda e comer chouriça assada, acompanhada com pão caseiro e vinho da região, no bodo oferecido a todos os visitantes.
Pelas 18 horas, o encerramento desta singela homenagem será marcado com o lançamento de fogo-de-artifício.
Fica o convite, para participar no dia 31 de Janeiro.

Saiba mais: www.freguesiadoferro.blogspot.com

Sem comentários: