terça-feira, 26 de janeiro de 2010

XII Congresso Nacional da ANAFRE - Assoc. Nac. Freguesias


Freguesia do Ferro, associada desde 2006, esteve presente no XII Congresso Nacional da ANAFRE

Nos dias 22, 23 e 24 decorreu em Lisboa o XII Congresso Nacional da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias.
Nestes três dias de trabalho, que decorreram sob o lema cuja «Mais Competências, Melhor Poder Local», a cerimónia inaugural foi presidida por sua Exa. o Sr. Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, e o debate centrou-se, essencialmente, na análise de mais competências para as freguesias, como forma de obter um «melhor poder local», e reuniu mais de 1500 congressistas oriundos de todo o país e ilhas.
Também os Conselhos Directivo, Geral e Fiscal, foram a votos para um novo mandato de 4 anos e o actual presidente Armando Vieira, voltou a ser o único a candidatar-se ao cargo, tendo sido, reeleito presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) com 93,2 por cento de votos, uma «votação maciça» que deixou o responsável «muito satisfeito, pois esta eleição teve um sabor especial por ser o último mandato».
Para Armando Vieira, «chegou a hora de uma vez por todas se resolver o problema da clarificação e da transferência de competências», porque «não temos uma visão corporativa da função», mas antes ligada a «satisfazer as necessidades básicas do cidadão ao menor custo possível», disse.
Salientamos, que apenas 0,12% do Orçamento de Estado, é canalizado para as 4259 Juntas de Freguesia através do FFF - Fundo de Financiamento das Freguesias, o que só por si é revelador das enormes dificuldades destas Autarquias Locais, conseguirem dar respostas aos anseios das populações.
O distrito de Castelo Branco, conseguiu pela primeira vez, ter um representante com assento no Conselho Directivo da Anafre, sendo 5 o numero total dos representantes de Castelo Branco. Do distrito foram 60 os autarcas de freguesia a marcar presença, e o Concelho da Covilhã, teve 6 freguesias presentes no Congresso, (Ferro, Boidobra, Paúl, S. Jorge da Beira, S. Martinho, Tortosendo), tendo o Ferro sido representado pelos Presidentes da Assembleia Jorge Pombo e da Junta Paulo Tourais.
O Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira que substituiu o primeiro-ministro José Sócrates esteve no encerramento do XII Congresso da ANAFRE.

Saiba mais: http://freguesiadoferro.blogspot.com/

Sem comentários: