sexta-feira, 30 de julho de 2010

NEWSLETTER_18.2010 CMC

Concerto de Talentos! Banda Sinfónica da Covilhã E Banda da Covilhã prestaram Homenagem aos 140 anos da Covilhã Cidade

Uma noite de verdadeiro verão, quente e sem vento, criando uma atmosfera propícia à Música. Muito público e um ambiente verdadeiramente fantástico pautaram o Concerto Sinfónico pela Banda Sinfónica da Covilhã, no âmbito do seu VI Estágio.

Quanto ao programa, o tema foi a América, tendo sido interpretadas as seguintes obras sob a direcção de Reinaldo Guerreiro, Maestro convidado: A TRIBUTE TO THE COUNT BASIE ORCHESTRA Arr. Toshio Mashima; SYNPHONIC DANCES FROM WEST SIDE STORY de Leonard Bernstein Arr. de Paul Lavender; RHAPSODY IN BLUE de George Gershwin, Arr. de Naohiro Iwai e DANZÓN Nº 2 de Arturo Márquez Arr. Oliver Nickel. No decorrer do concerto foi ainda feita homenagem aos 140 anos da elevação da Covilhã a cidade, com a entrega de um Diploma e uma Salva ao Exm. Sr.º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, presente no evento.

A Banda Sinfónica da Covilhã foi aplaudida de pé, e perante a insistência dos aplausos, brindou o número público com dois números extras. Sublinhar a grande e excelente participação de músicos da Covilhã, ou que estudaram cá, reforçando o projecto da Banda Sinfónica, e ao mesmo tempo demonstrando o alto nível em termos de qualificação dos sopros e percussão que existem em Portugal. A Banda Sinfónica da Covilhã acrescenta assim mais uma “pauta” a sua curta história, procurando agora reforçar os apoios financeiros que suportem o projecto e ao mesmo tempo condições físicas para que num curto espaço de tempo a Covilhã e região possam ter a nível semi-profissional a sua orquestra de sopros.

O VII Estágio está já em agenda, estando previsto para 29, 30 e 31 de Outubro, terminando com o III Concerto de Gala – Cidade da Covilhã, pelas 16:00 no Teatro Cine da Covilhã. As inscrições abrem no dia 13 de Setembro.



O Director Artístico da Banda da Covilhã

José Eduardo Brites Cavaco

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Newsletter Semanal
Destaques Guarda Destaques Covilhã

O fim da linha para Delphi na Guarda

foto

Trabalhadores recusam acordo com Delphi


Sé Catedral acolheu a bênção de mais 55 finalistas do IPG

foto

Melhores vinhos da Beira Interior distinguidos


PS diz que administração da Sabugal + está em funções «ilegalmente»


Faltam médicos de família na Cova da Beira


Câmara da Covilhã liberta edifício do Urbanismo para a Higher Function

foto

UBI atribui honoris causa a Pinto Balsemão


Rancho da Boidobra promove festival multicultural

foto

Nonagenário detido por tentativa de homicídio


Concerto Sinfónico Banda Sinfónica da Covilhã Covilhã - Pelourinho – Dia 29 Julho Castelo Branco - Cine–Teatro Dia 30

A Banda Sinfónica da Covilhã apresenta dois Concertos Sinfónicos no âmbito do seu VI Estágio que decorre de 26 a 30 de Julho de 2010 na Covilhã. 100 Participantes vindos de todo o país estarão em palco para prestar homenagem à Música, aos Músicos e aos 140 anos da Covilhã – Cidade 1870-2010 na próxima quinta-feira, dia 29 de JULHO pelas 21:30 no Pelourinho, a sala de visitas por excelência da cidade. No dia 30 de Julho, sexta-feira a Banda Sinfónica da Covilhã (BSC) visita a capital do distrito, Castelo Branco pelas 21:30 no Cine-Teatro Avenida. Ambos os concertos têm entrada livre.

Para este Concerto, a BSC convidou o maestro Reinaldo Guerreiro, e conta com a coordenação de José Eduardo Cavaco. Quanto ao programa será preenchido por uma estreia mundial do jovem compositor Adérito Valente intitulada Prelúdio, Symphonic Dances from West Side Story de Paul Lavender, , Danzón No. 2 de Arturo Márquez entre outras obras de carácter sinfónico.

A Equipa Coordenadora do VI Estágio é composta por: José Eduardo Cavaco - Maestro Titular, Director Artístico da Banda da Covilhã e Organizador; Reinaldo Guerreiro - Maestro Convidado; Bruno Silva – Coordenação da equipa técnica; Márcia Ferreira - Gestão e apoio de recursos; Rui Patrício – Secretariado e Irene Ribeiro - Tesouraria.

Uma organização da Banda da Covilhã, com alto patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã e o apoio: das Juntas de Freguesia da Cidade, EPABI, Universidade da Beira Interior, Inatel, IPJ – Castelo Branco, Covilhã Jardim Residencial, Caixa Geral de Depósitos, Foto Cidade, Agência Funerária Paraíso, Restaurente Porta-Chaves, Grupo Vitória de St António, António Ezequiel, Cardoso e Conceição, bandasfilarmonicas.com, Império das Molduras, Rádio Covilhã, Rádio Cova da Beira, Nova Forma e Underline … your ideas

O Director Artístico da Banda da Covilhã

José Eduardo Brites Cavaco

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ACES, agrupamento de centros de saúde da Cova da Beira - Nota Informativa

Para Vosso conhecimento e divulgação informa-se a pedido do Dr. Carlos Abreu, Presidente do Conselho da Comunidade do ACES da Cova da Beira o seguinte:

"O Conselho da Comunidade, em sessão ordinária realizada em 9 de Julho nas instalações do Centro de Saúde de Belmonte, avaliou a situação da falta de Médicos de Família no ACES da Cova da Beira, sendo que o referido AECS abrange uma população de cerca de 100.000 pessoas.

Depois de analisada a informação disponível foi possível concluir que a situação assume contornos de gravidade, porquanto, no pior dos cenários, somente 45 médicos dos 71 previstos, continuarão, a breve trecho, a prestar trabalho efectivo o que é manifestamente insuficiente para assegurar cuidados médicos à população.

Neste contexto foi solicitado ao Ministério da Saúde, em ofício enviado esta semana à Ministra Dr.ª Ana Jorge, que tome, com carácter de urgência, as medidas necessárias para ultrapassar esta situação."

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NEWSLETTER_16.2010 CMC

“Música no Coreto”

Quarta-Feira – dia 21 de Julho – 21:30

Jardim Público

Férias Dó-Ré-Mi e Fá-Sol-Lá

Na próxima quarta-feira tem lugar o Concerto de encerramento da primeira fase das Férias Dó-Ré-Mi e encerramento das Férias Fá-Sol-Lá – Estágio de Orquestra Juvenil. O Concerto terá lugar pelas 21.30 no Jardim Público com entrada livre.

Quanto ao programa, divide-se entre música de câmara, expressão artística, coro, orquestra juvenil, ritmos, e a combinação de todos. No decorrer do concerto será feita a entrega dos diplomas aos professores que colaboraram com a Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, bem como prémios aos participantes.

As Férias Dó-Ré-Mi contaram nesta primeira fase com cerca de 45 crianças sob a coordenação de Márcia Ferreira, e as Férias Fá-Sol-Lá – Estágio de Orquestra Juvenil com 40, sob a coordenação de Bruno Silva.

Como decoração, terá um pequeno coreto, simbolizando os outros tempos em que havia um coreto no Jardim e era frequente haver concertos pela Banda da Covilhã, nas tardes de Primavera e nas noites de Verão. Terá ainda elementos do grupo Grande Roda do Teixoso fardados de músicos no início do séx. XX.

Uma organização da Banda da Covilhã e Escola de Música, Valores e Talentos, Comissão de Pais. Conta com a colaboração do Grupo Grande Roda do Teixoso e o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, Freguesias da Cidade, Inatel, Foto Cidade e Underline Your Ideas…

“Abertura Oficial da Época da Cherovia”

Próxima terça-feira, dia 20 de JULHO de 2010 – abertura oficial da época da Cherovia 2010-2011. A partir das 17:00h no Espaço das Idades. Prova e comercialização das primeiras cherovias! Paralelamente decorrerá um ateliê sobre o Pastel de Molho da Covilhã.

Uma organização da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, como a colaboração do Espaço das Idades, Banda da Covilhã e apoio da Câmara Municipal da Covilhã.

Aceite O CONVITE!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

NEWSLETTER_15.2010 CMC

Espaço das Idades - Programação meses de Julho e Agosto

O Espaço das Idades vai organizar várias actividades para os meses de Julho e Agosto que reúnem o interesse de todos (idosos e jovens) proporcionando momentos de lazer, diversão e entretenimento.

Assim, durante o mês de Julho temos:

No dia 20, terça-feira, pelas 17 horas, baile em comemoração do Dia Internacional da Amizade, onde teremos a oferta de músicas a pedido ou mesmo dedicar a algum amigo(a) que esteja presente; Ao mesmo tempo teremos a Festa de Abertura da Época da Cherovia 2010-2011.

Uma exposição de cartazes e poemas no Adro das Festas, alusivos ao Dia Internacional da Amizade com lindas frases de autores anónimos e de individualidades ilustres;

Em comemoração do Dia Nacional dos Avós, dia 26, segunda-feira, pelas 12 horas, vamos proporcionar um almoço convívio entre avós e netos (as crianças até 12 anos não pagam) a um preço muito simbólico. Durante a tarde haverá jogos tradicionais e divertimentos. Contactar a Recepção do Espaço das Idades para reservas ou qualquer esclarecimento.

Para o mês de Agosto:

Reservámos um dia muito especial - Dia Mundial da Fotografia - pretende-se elaborar um mural onde colocaremos fotografias do rosto ou do olhar dos idosos. Designou-se o mural por “Espelho da Alma”. Pedimos a toda a população interessada para se deslocarem ao Espaço das Idades e candidatar-se.

No final da exposição nós ofereceremos a fotografia.

Como é já tradição, neste mês os nossos Emigrantes vêm passar as suas merecidas férias às suas origens. Vamos, assim, levar a efeito o “Baile do Emigrante” a decorrer no dia 20 de Agosto, sexta-feira, pelas 17 horas, com música ao vivo e muitas surpresas.

Gostaria de o(a) convidar a assistir, contando, desde já, com a sua participação e colaboração na divulgação destes eventos. O contacto para qualquer esclarecimento: Espaço das Idades 275 322 067

Para isso, junto se anexa os respectivos cartazes e preço do almoço “Avós e Netos”.

Com os melhores cumprimentos

António Rebordão

Newsletter Semanal
Destaques Guarda Destaques Covilhã

António Júlio Aguiar indemnizado em 750 euros


Recomendação da AM para cortes na Cultura gera polémica

foto

Aumentos sob suspeita na Câmara da Mêda


Construção da unidade residencial da CERCIG aprovada

foto

Guarda com Loja do Cidadão desde segunda-feira


Novo mercado da Covilhã confirmado no Campo das Festas

foto

Portagens com reduções e sem isenções


Covilhanenses desesperam para requerer Cartão do Cidadão

foto

Câmara de Seia aprovou plano de austeridade


Sporting da Covilhã já treina


terça-feira, 6 de julho de 2010

SÓ É DE LAMENTAR NÃO SER O NOSSO MINISTÉRIO A FAZER O ALERTA

Atenção às lâmpadas de baixo consumo. Se alguma se partir, devem seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que junto, para evitarem os graves danos causados pelo mercúrio :


cid:1.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.comcid:2.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.com
cid:3.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.com

cid:4.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.comcid:5.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.com

cid:6.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.comBulb.jpgMegaman Low Energy Dimmable 18W Lilliput



Aviso do Ministério da Saúde Britânico sobre as lâmpadas economizadoras de energia

Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de poupança de energia ou lâmpadas de baixa energia, se elas se partem causam sério perigo! Tanto que todos vão ter que sair da sala, pelo menos, durante 15 minutos.

Porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa a enxaqueca, a desorientação, os desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.

E muitas pessoas com alergias, causa-lhes a condição de pele e outras doenças graves apenas tocando esta substância ou inalando.

Devem ser limpos através de vassoura ou escova normal e mantidos num saco lacrado e jogado bem fora de casa no lixo para materiais perigosos.

Além disso, o ministério alertou para não limpar os restos da lâmpada partida, com o aspirador de pó, pois iria espalhar a contaminação para outros lados da casa quanto estiver a usar o aspirador de pó novamente

Aviso: O mercúrio é perigoso, até mais venenoso que o chumbo ou arsénio!!


cid:9.3141714178@web57207.mail.re3.yahoo.com


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Assinar Abaixo-Assinado

Assinar Abaixo-Assinado

Banda Na RTP


“Com a Banda da Covilhã, Até os Santos Dançam” - Balanço Final!

“Com a Banda da Covilhã até os Santos Dançam”, uma organização da Banda da Covilhã e Desertuna, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã terminou com o Arraial de S, Tiago! Mais uma noite concorrida, com muita juventude a marcar presença no último arraial no Jardim Público.

Lembramos que este é um projecto que tem por objectivos: reavivar a tradição dos bailes populares, dos chiados, das fogueiras, dos jogos populares, da gastromia da época, e acima de tudo permitir uma forte dinamização do centro histórico da Covilhã. Podemos dizer que os objectivos foram amplamente alcançados, tendo mesmo superado todas as expectativas da organização.

Sublinhamos a forte participação da juventude, em que para alguns foi o descobrir de que afinal estar num arraial “é bem fixe”, como diziam muitos dos que nos visitaram.

Durante as festividades estiveram em palco cerca de 150 artistas, nomeadamente: Tunas académicas – Desertuna – Encantatuna e Orquestra Académica Já b'UBI & Tokuskopus; Bailes com: Emanuel Silva, Tiago Silva, André Silva, António Joaquim, Conjunto Radical e participação especial da Fanfarra ContraPasso; Karakoe com Dj Pedro Santos; Dança e Movimento do GIR do Rodrigo; Fogueira de St. António – S. João – S. Pedro e S. Tiago, Jogos Populares e muitas surpresas que foram acontecendo ao longo das noites.

O mantrasto (ou mentrasto), conhecida como erva-de-são-joão (Ageratum conyzoides) também marcou presença, imprimindo um aroma muito típico ao arraial.

Em nome da organização agradecemos a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para que tudo corresse bem e que todos se tenham divertido! “Até os santos Dançam”! Bem Hajam! A organização.

LINKS – Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=TsvxZKcXnjE

http://www.youtube.com/watch?v=Tzklrq8lQa4

Junta de Freguesia do Ferro ofereceu visita de estudo aos alunos da EB1

Junta de Freguesia ofereceu visita de estudo aos alunos da EB1 "Jardim" do Ferro

A Junta de Freguesia do Ferro, desafiou a comunidade escolar, no sentido de, ao longo do ano lectivo transacto, realizar um concurso de recolha de óleo alimentar usado, como forma de sensibilização para a não colocação do mesmo na rede de esgotos, tendo em vista a preservar a lagoa de macrofitas da nova ETAR do Ferro.A receptividade foi imediata e traduziu-se na recolha de inúmeros litros de óleo alimentar usado, por parte dos alunos das 3 salas da EB1 "Jardim", que posteriormente foram colocados num recipiente próprio e levantados pela Recitrans, empresa que realiza a sua recolha no concelho.
Conforme combinado, o prémio para o esforço desenvolvido pelos mais pequenos, que, sem dúvida mostraram um sentido cívico significativo, foi uma viagem de final de ano.
A viagem, ao Centro de Exposições do NERCAB, decorreu no passado dia 8 de Junho e permitiu às crianças fazer uma visita ao passado e conhecer como viveram os dinossauros, participando em actividades lúdicas sobre diversos aspectos relacionados com estes animais, extintos há milhares de anos e, sem dúvida, contribuiu para que aumentar os seus conhecimentos sobre um período significativo da história do planeta.A todos o nosso bem-haja e os parabéns pelo empenho neste projecto que, sem dúvida, continuará no próximo ano lectivo.
Paulo Tourais
Presidente da Junta

domingo, 4 de julho de 2010

Confraria do Brulhão do Alto Zêzere


Este foi o nome que o presidente da Junta do Peso deixou no ar como possível para a criação de uma Confraria do Brulhão.

Ontem no jantar do Brulhão ficou claro que o Peso quer dar um contributo para que seja constituída uma Confraria do Brulhão, confraria essa que deve ter o apoio de todas as freguesias da corda do rio para que assim tenha mais abrangência e o produto seja devidamente publicitado.

Agradeço o convite que me foi feito para estar presente na degustação deste produto, estava excelente, assim como as sobremesas que se seguiram também elas da região.

É assim mesmo parabéns.