quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

”“Sugestão"

Venho sugerir à Câmara o que na minha opinião é urgente fazer para tornar a Covilhã numa cidade competitiva e atraente, chamando assim mais gente para cá.

A primeira aposta tem a ver com a qualidade.

Qualidade do ambiente, para isso é necessário uma reflorestação a sério da encosta da Serra e uma prevenção eficaz dos incêndios.

Acabar com as ruínas de imóveis, quer particulares, quer públicos que se encontram um pouco por toda a serra e que causa uma sensação de abandono.

Todos estes monos deviam ser recuperados os que tivessem condições para isso, e demolir os restantes limpando assim a paisagem deste verdadeiro lixo.

Emprego.

O esforço que tem vindo a ser feito pela Autarquia na angariação de empresas para assim criar emprego tem mérito mas não pode abrandar.

No meu ponto de vista deveria haver também neste caso uma preocupação ao nível ambiental, incentivar as empresas a utilizar métodos ambientalmente menos ofensivos desde a fase de construção, como nas energias a utilizar na sua laboração etc.

Urbanismo.

O planeamento urbanístico tem de conta tudo o que tem a ver com o aspecto e a qualidade da construção, as áreas etc.

Cidades com prédios uns em cima de outros é o que mais há, a Covilhã tem que apostar na diferença para cativar pessoas.

Para mim as ruas da cidade deveriam ser todas em paralelo como as do centro histórico excepto as de inclinação demasiado acentuada, uma das razões é a ambiental, a outra é da velocidade de circulação que tende a baixar, para alem de ser muito mais bonito do que o negro do asfalto.

Escusado será dizer que preferia ver os passeios em calçada portuguesa.

Transportes.

È necessário apostar em transportes públicos de muita qualidade, com circuitos abrangentes horários que sirvam bem a população do concelho no seu todo e não só alguns.

Já alguma vez pensaram num eléctrico para a Covilhã?

Pois eu acho um meio de transporte muito bom, para alem de não poluir creio que seria uma boa solução para muitos circuitos.

Acessibilidades.

Todos sabemos que ninguém gosta de estar preso, por isso uma cidade que quer ter gente tem de ter boas acessibilidades tanto para entrar como para se sair para que as pessoas aqui possam morar, mas ao mesmo tempo estarem perto de qualquer grande centro.

Aí precisamos da estrada para Coimbra, que já vem com anos de atraso e um transporte ferroviário de primeiro mundo não como o que existe.

Isto são apenas umas ideias minhas, mas gostava que quem de direito Câmara, Universidade Governo, mesmo que as achem uma loucura tudo o que eu para aqui digo,

Se juntassem e fazerem deste sonho que é ver um dia a Covilhã como a grande cidade do interior uma realidade.

Sem comentários: