sábado, 17 de abril de 2010

Banda da Covilhã Apresenta 4º MODA e MÚSICA Domingo, dia 25 de ABRIL, 21:30 – Teatro Cine da Covilhã


Há alguns anos atrás seria impensável associar uma banda de música tradicional e o mundo da moda. Nunca como nos dias de hoje se apela à moda, mas também à música, que tem acompanhado os novos ventos, qualificando cada vez mais os seus recurso humanos, i.e. os seus músicos e quem os dirige.

A Banda da Covilhã não quis ficar indiferente a uma realidade de uma cidade, como a Covilhã, com ampla tradição no mundo têxtil e tudo o que gira em torno dele, nomeadamente a moda. A criação do curso e do mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, representam mais uma âncora de afirmação da cidade neste contexto.

Já com 3 edições realizadas, o Moda e Música assume características particulares em várias vertentes: a primeira associada à música, que é a possibilidade de transformar uma banda tradicional numa verdadeira orquestra de música ligeira; a segunda - a dinamização de casas comerciais da Covilhã; a terceira - a promoção e a divulgação dos recursos existentes ao nível do ensino através de uma parceria com a UBI; e por último a apresentação de estilistas conceituados ou novos criadores.

Não podemos ficar indiferentes ao êxito alcançado nas anteriores edições, em que praticamente o Teatro Cine da Covilhã teve lotação esgotada.

Mais uma vez, a edição deste ano surge integrada nas comemorações do 25 de ABRIL, com o patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã. Terá lugar no domingo – dia 25 de Abril pelas 21:30 no Teatro-Cine da Covilhã com entrada livre, mediante o levantamento de bilhetes.

Quanto ao programa: Música pela Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de Eduardo Cavaco e Elmano Pereira. Na Moda, apresentação de coordenados das casas GUAPA, Tila Moda, Cristina Serra; Alunos de Design de Moda da UBI e Paulo Runa. Várias surpresas integrarão ainda o programa.

Organização: Banda da Covilhã. Parceria – Universidade da Beira Interior. Produção: Paulo Runa. Patrocínio: Câmara Municipal da Covilhã. Apoios – FlorArt, Foto Cidade, Underline … Your Ideas.

Breve apresentação dos cursos em Design de Moda e do contexto da participação em eventos:

Existe actualmente uma imensa actividade de inovação e desenvolvimento de materiais e tecnologias têxteis, que tem criado novas funções para o vestuário e tem trazido novos valores para a moda. A Universidade da Beira Interior (UBI) reage a esta realidade propondo uma formação multidisciplinar em design de moda que visa responder às necessidades das empresas do sector e dos designers do futuro.

Para esta formação, a UBI dispõe de estruturas de apoio que cobrem todo o processo tecnológico têxtil e de confecção, permitindo aos alunos manipularem os materiais nas suas diversas formas e explorarem livremente as tecnologias. Os alunos são estimulados a experimentar, desde a concepção até à materialização dos projectos.

A UBI procura também estabelecer práticas de desenvolvimento de projectos em relação com o mundo da prática, onde se encontra a génese da cultura do Design. Esta relação com o mundo exterior inclui, entre outras actividades, parcerias com a indústria e participação em eventos.






Banda da Covilhã, G.E.R. Campos Melo e Coros da Cidade no projecto “Grândola Vila Morena”

A Convite da Câmara Municipal da Covilhã a Banda da Covilhã, GER Campos Melo e Coros da Cidade integram as comemorações do 25 de ABRIL de 2010 no projecto “Grândola Vila Morena”.

Neste âmbito, está agendado para a noite de 24 de ABRIL, pelas 23:30 o seguinte programa:

PROGRAMA: Sábado - dia 24 de ABRIL -
23:00 - Preparação do Desfile

23:15 - Desfile - Rua Rui Faleiro, Sindicato, Rua Direita - Pelourinho. ORDEM do DESFILE - 1º "Cravo da Paz e do Ambiente" - Estandarte e Projecto do GER Campos Melo; 2º Estandarte e Músicos da Banda da Covilhã -Estandartes dos Coros Participantes (quem tiver) – Presidentes das Direcções e Maestros, seguem-se os Coralista na seguinte ordem: Baixos - Tenores - Contraltos e Sopranos.

23:45 – Interpretação da Marcha do Movimento das Forças Armadas – durante a qual será feita a Construção do Cravo num painel de 2 metros.
23:50 – Interpretação da Grândola Vila Morena - Banda + Coro
00:00 - Fogo-de-artifício

Ao mesmo tempo pelas 23h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho
decorre a Inauguração da Exposição "Os Livros Proibidos na Ditadura de Salazar".

COROS Participantes: Orfeão da Covilhã – BeloCoro (Urb. BeloZêzere) – Coro da Academia Sénior – Coro da Liga dos Amigos do Tortosendo (LAT) e Coro da UBI.

Projecto G.E.R Campos Melo “O Cravo da Paz e do Ambiente” - projecto desenvolvido no âmbito do 25 de Abril que consiste na elaboração de um Painel com um cravo, numa alusão ao 25 de Abril de 1974. Os materiais utilizados na sua composição são tampas recicláveis. O projecto conta a participação de cerca de 20 crianças. No domingo, dia 25 de Abril ficará em exposição no Teatro Cine da Covilhã.

Sem comentários: