sexta-feira, 7 de setembro de 2007

TSD acusam Governo de cumplicidade no “escandaloso aumento" do trabalho precário



07.09.2007 - 13h48 Lusa

Os Trabalhadores Social-Democratas (TSD) acusaram hoje o Governo de cumplicidade para com “o escandaloso aumento da precariedade” laboral que afecta o país e defenderam a necessidade de um compromisso ao nível da concertação social para inverter a situação.

“É absurdo o abuso escandaloso da precariedade laboral e o Governo devia ter vergonha, porque é cúmplice desta situação”, disse o secretário-geral dos TSD, Arménio Santos, em conferência de imprensa.

Arménio Santos acusou o executivo socialista de estar a criar mecanismos para fragilizar a contratação colectiva e a intervenção sindical, o que terá implicações negativas nas relações laborais.

Precariedade devia ser excepção

Para o líder dos TSD, a precariedade de emprego deveria ser uma excepção e, por isso, o Governo não deveria proporcionar que se tornasse na regra.

“O flagelo da precariedade poderia ser drasticamente reduzido se a lei existente fosse aplicada”, disse defendendo a necessidade de reforço dos meios humanos da Inspecção-Geral do Trabalho.

“Mas são também necessárias políticas activas de emprego e a definição das funções profissionais onde não faz sentido o emprego precário”, afirmou.

O secretário-geral dos TSD reconheceu que seria também positivo se os parceiros sociais assumissem um compromisso para combater efectivamente a precariedade laboral.

Sem comentários: