sábado, 16 de fevereiro de 2008




Inqualificável: Encontro de Motards no coração do PNSE

Opinião: Luís Avelar
Um parque natural foi criado para salvaguardar a natureza e a paisagem e todas as actividades humanas compatíveis com a conservação da natureza e sua paisagem.

Sem prejuízo de outros impactes ambientais, tanto ou mais gravosos que este, que precisam ser solucionados dentro da AP (área Protegida) do PNSE (Parque natural da Serra da Estrela), é incompreensível, Inqualificável que esteja programado (lamentavelmente com o apoio da CM Manteigas) a realização de uma concentração de motos - com a agravante de ser a primeira, e consequentemente poderá e abrirá precedentes para os anos subsequentes degradando lentamente, ainda mais, o património natural e cénico PNSE - em pleno coração do PNSE, nomeadamente na "área recreativa" do Covão da Ametade 15, 16 e 17 de Fevereiro: a autointitulada 1ª Concentração Invernal de motoqueiros "Eskimos 2008".
O objectivo destas concentrações motorizadas (como todas as outras) não é dar a conhecer os valores naturais e humanos da SE ou de outros espaços naturais, e muito menos contribuir para a sua conservação bem antes pelo contrário; mas sim, permitir o "simples" convívio entre participantes e o gozo das sua máquinas e manobras.. !!!

Quando nas cidades se apela que as pessoas façam mais exercício físico, visitem as áreas protegidas através dos seus percursos pedestres, conheçam e conservem a Biodiversidade, protejam o ambiente em geral, nomeadamente, evitem o uso de automóveis privados (neste caso motorizadas) emitem ruído, emitem gases de efeitos de estufa que favorecem o aquecimento global e que reduz a queda de neve nas montanhas, como é um bom exemplo a SE, é incompreensível, entre outras mais razões de impacte local que o mesmo evento irá provocar, que se permita a realização deste tipo de concentrações, principalmente em APs.

Isto é Inqualificável!!! Como é possível que a administração local acolha este tipo de iniciativas? Fomentar o comércio local sim, mas de forma sustentável! Como é possível que o ICNB permita tal concentração numa área protegida? Parque que serve um AP

Sei que não sou o único a ter esta perspectiva, poderão comprova-lo nos diversos blogs sobre a SE e certamente contactando junto de ONGAs e associações locais, residentes sensíveis às questões ambientais e sociais, em suma, preocupados com o Desenvolvimento Sustentável. Apesar dos esforços de particulares, organizações, com e-mails escritos às diversas entidades, a do ICNB foi a mais chocante! pois permite que tal evento ocorra, apelando apenas a aplicação de boas práticas (bom senso) dos participantes (aqui se vê a falta de sensibilidade ambiental deste tipo de movimento, pró máquinas) !!! O que interessa não é o COMO, mas sim, o QUÊ!, Deveria este tipo de eventos ocorrer em áreas de nautreza protegida, em que o silêncio, o respeito pela conservação da natureza de um bom ambiente ( a nível local e regional), a beleza cénica a excelência na preservação deveria imperar?

O PNSE é uma área protegida! não é Faro no vergonhoso litoral Algarvio!

São estes eventos que promovem o Desenvolvimento Sustentável? só não o prosseguem, como põe em causa a sua contretização. Haja bom senso, haja coragem, haja ética, haja respeito! ÉVOLUIR É PRECISO e para isso é preciso, pensar, pensar, pensar...
15-02-2008
Ka

Sem comentários: