sábado, 21 de março de 2009

III CONCERTO de PRIMAVERA “Tributo a Maria Callas


No dia 28 de Março – Sábado, a Banda da Covilhã organiza o III CONCERTO de PRIMAVERA 2009, pelas 21:30 na Igreja de S. Francisco (Jardim) com entrada livre, em que o mote deste ano é: Tributo a Maria Callas, uma das maiores divas do canto lírico de sempre. Associado a este tema, incluímos também duas obras a solo para Clarinete e Trompa, evidenciando novos talentos na Música.

Para prestar o tributo – a Banda da Covilhã apresenta a jovem soprano Sílvia Silva, com 20 anos de idade, natural de Caldas da Rainha e estudante de canto na ESART em Castelo Branco. Interpretará árias do repertório clássico, como por exemplo O Mio Babbino Caro (Puccini).


O Concerto terá vários momentos sempre numa vertente clássica, evidenciando as potencialidades e a versatilidade de um agrupamento com as características de uma Banda Filarmónica. Do programa, além do canto lírico, serão interpretadas outras obras: o Concertino para Clarinete de Weber (1786 – 1826) tendo como solista Paulo Bernardino e o Concerto N.1 para Trompa de Mozart (1756-1791) sendo solista Ricardo Conde, entre outras obras de Rossini (1792-1868) e Verdi (1813-1901). A Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de José Eduardo Cavaco e Elmano Pereira. Produção de Vasco Pinho. O Concerto conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, EPABI, Juntas de Freguesia da Cidade, Paróquia da Conceição, Rádio Clube da Covilhã e Underline…your ideas.


Sílvia Silva: Com 20 anos de idade, nasceu nas Caldas da Rainha. Aos 12 anos iniciou os seus estudos de música em piano e guitarra na Escola de Música Sinfonia nas Caldas da Rainha. Concluiu no ano lectivo de 2007/8 o Curso Profissional de Flauta na EPABI – Covilhã. Actualmente frequenta o 1º ano do 1º Ciclo da licenciatura em canto na ESART (Castelo Branco) na classe da professora Ana Ester Neves.


Ricardo Conde: Nasceu há 19 anos - Lapa dos Dinheiros (Seia), tendo iniciados os seus estudos musicais aos 11 anos na Banda Filarmónica 1º de Janeiro (Carragozela – Seia). Frequenta actualmente o 2º ano (equivalente ao 11º ano) do Curso Profissional de Instrumentos de Sopro e Percussão na EPABI – Covilhã, na classe do professor António Augusto Rodrigues. Quando iniciou os seus estudos de trompa foi seu professor António Costa. Frequentou vários estágios de orquestras, bandas, bem como Masterclasses e workshops.


Paulo Bernardino: Com 18 anos de idade, natural de Touria – Leiria, começou a aprender clarinete aos 8 anos de idade na Sociedade Artística Musical Dos Pousos – Leiria. Frequenta actualmente o 2º ano do Curso Profissional de Instrumentos de Sopro e Percussão na EPABI – Covilhã, na classe do professor Nuno Gonçalves. Frequentou vários estágios de orquestras (ex: templários), bandas, bem como Masterclasses e workshops.


Maria Callas (Nova Iorque, 1923 — Paris, 1977) foi uma cantora lírica de ascendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de actuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Sem comentários: