segunda-feira, 30 de março de 2009

CIDADE E EMPREGO


Foi este o tema do primeiro debate promovido pela concelhia da Covilhã do PSD, que reuniu num hotel da cidade cerca de 30 pessoas. O desemprego, a difícil situação económica e a crise que afecta a maior parte dos empresários foram alguns dos temas debatidos pelos oradores.
Para Ayres de Sá, da autoridade para as condições de trabalho, apesar do primeiro trimestre não ter sido muito negativo, a nível de região, “existem motivos para encarar o futuro com preocupação.”

Na sua intervenção, este responsável focou ainda a dificuldades dos licenciados arranjarem trabalho, um problema que advém da organização das empresas: “não sei se o problema é do ensino, ou da organização interna das empresas. O que é certo é que por vezes as empresas também procuram quadros superiores e não os encontram.”

Outro dos convidados desta sessão foi o engenheiro João Carvalho que garantiu que a crise económica que se vive actualmente deve ser aproveitada pelas empresas para um ponto de viragem. O docente aponta uma solução para este problema: “A subida da inflação. Havia mais dinheiro, e apesar de os preços subirem os salários também os acompanhavam e as pessoas sentiam-se mais satisfeitas e podiam investir mais.”

O excesso de zelo das fiscalizações, foi outro dos problemas apresentados pelos empresários presentes neste debate. Para João Carvalho as “autoridades devem ter uma atitude essencialmente formativa em vez de punitiva.”

O próximo debate promovido pela concelhia da Covilhã do PSD, está marcado para as 21 horas do dia 17 de Abril sob o tema “cidade e cultura.”

César Duarte Ferreira

Sem comentários: