sexta-feira, 20 de novembro de 2009

65º Aniversário da Banda da Covilhã


27-28-29 NOV e 1 DEZ 2009

Com uma página histórica invulgar, no movimento associativo da cidade, é a BANDA da COVILHÃ oriunda, e continuadora, da antiga “BANDA INDEPEDENTE”, a qual por motivos de ordem política, e em consequência de ordem superiores, foi encerrada em 1937, tendo na altura revertido todo o património da associação para os poderes públicos.

Um grupo de homens imbuídos pelo espírito associativo, fizeram ressurgir o Movimento Musical na Covilhã através da implementação de uma renovada “BANDA” decidida em Assembleia Geral de 28 de Agosto de 1944 e que no dia 1 de Dezembro desse mesmo ano a “NOVA BANDA da COVILHÔ saiu à Rua e nunca mais parou até aos dias de hoje.

A Banda da Covilhã comemora assim 65 anos da sua reorganização, atravessando um período de total renovação, passando por uma grande aposta na Escola de Música, Valores e Talentos e por projectos inovadores, com criatividade e que acima de tudo criem e mobilizem novos públicos.

Pilar importante no movimento cultural da cidade da Covilhã e seu Concelho, a Banda da Covilhã é hoje uma referência no campo musical, onde “a música inspira os mais novos” e onde é possível usufruir de uma aprendizagem gratuita, formadora e integradora.

Numa linha de continuidade com os principais objectivos da associação, insere-se o programa das comemorações do 65º Aniversário, onde os mais novos, a música e o futuro são pontos fortes na programação.

Destacamos o workshop “Lixo com Ritmo” no sábado – dia 28 de Novembro com o Prof. Joaquim Alves, a Exposição e o Concerto de Aniversário e no domingo, dia 29 pelas 16:00 no Teatro Cine da Covilhã sob a direcção artística de José Eduardo Cavaco, a tertúlia “O futuro das Bandas Filarmónicas” com o maestro Paulo Martins e o dia do Aniversário.

65º Aniversário da Banda da Covilhã


Sábado – Dia 28 de Novembro

10:30 - Orquestra Juvenil (sede)

14:30 - Workshop “Lixo com Ritmo” (sede) – ANEXO A

Domingo – Dia 29 de Novembro

10:00 – Missa (Igreja S. Francisco)

    15:30 – Inauguração da Exposição Nú com Dó da autoria de Sandra Mêda (Teatro Cine da Covilhã) – ANEXO B

    16:00 – Concerto de Aniversário pela Banda da Covilhã – 3º Covilhã em Directo (Teatro Cine da Covilhã) – Direcção artística: José Eduardo Cavaco – Entrega de Prémios do Concurso de Quadras Populares.

Segunda – Dia 30 de Novembro

10:00 – 20:00 – Dia aberto da Colectividade

    21:30 – Tertúlia – “O Futuro das Bandas Filarmónicas” com Paulo Martins (Foyer do Teatro Cine da Covilhã) - Momento Musical - ANEXO C

Terça-feira – Dia 1 de Dezembro

10:30 – Chegada da Banda de Pínzio

11:00 – Içar da Bandeira e Cumprimentos às Autoridades

13:00 – Almoço de Aniversário

Sem comentários: