sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PELOUROS DEFINIDOS


Carlos Pinto fica com as relações institucionais, coordenação geral e de projectos especiais e questões jurídicas e contencioso. Luís Fiadeiro, o único vereador social-democrata, a meio tempo, coordenada “a comissão das comemorações dos 140 anos da cidade”, que em 2010 se assinalam. João Esgalhado, fica com os pelouros das obras, aeródromo e urbanismo; Luís Barreiros vai gerir às áreas da administração geral e finanças, património, feiras mercados e cemitérios. Paulo Rosa a cultura e educação, acção social e saúde, juventude e desporto, para além da defesa do consumidor. O novo vereador do PSD, da câmara da Covilhã, Pedro Silva, que acumula o cargo de adjunto do presidente, tem a seu cargo os pelouros das freguesias, recursos humanos, segurança e protecção civil. Para já, o cargo de vice-presidente, não foi atribuído por decisão de Carlos Pinto. Os vereadores do PS não têm qualquer pelouro.

Para o partido socialista, a maioria aumentou o número de vereadores a tempo inteiro, com consequente sobrecarga financeira “não entendemos esta decisão de aumentar o número de vereadores, o que significa o aumento de 50 mil euros, por ano. Numa altura em que está tudo em contenção financeira, não podemos concordar com esta medida, quando a câmara funcionava perfeitamente como estava”, referiu Vítor Pereira, líder da bancada do PS na autarquia covilhanense.

Uma leitura errada da oposição, assegura Carlos Pinto. Apesar da proposta aprovada “permitir o aumento de vereadores a tempo inteiro, até cinco, a estrutura vai manter-se igual ao anterior mandato, por decisão do presidente.”

Na restruturação interna realizada nos diferentes pelouros, criou-se a figura de gestor de projectos. Um responsável, que segundo o presidente da autarquia covilhanense, “vai acompanhar mais em pormenor, as diferentes projectos da autarquia”.

A reunião privada do município onde ainda foram analisadas as taxas do IMI, do IRS, e derrama, praticadas na Covilhã e que vão sofrer um decréscimo de 10%.

César Duarte Ferreira

Sem comentários: