segunda-feira, 28 de junho de 2010

4º Covilhã Filarmónico – Um Êxito! - A festa dos músicos, da música e da Filarmonia!

Muito Público Marcou Presença!

Foi num ambiente de verdadeira confraternização e partilha musical que decorreu mais um momento alto na vida das bandas do Concelho da Covilhã. O espectáculo apresentado no passado sábado, dia 26 de Junho na praça do Município foi o ponto alto da agenda da União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC) para o ano 2009-10. Uma noite Verão, num cenário magnífico e com uma moldura humana calorosa.

Os objectivos traçados foram alcançados com redobrado êxito. A homenagem às filarmónicas do Concelho da Covilhã e aos seus músicos; a estreia da obra 1ª Suite da Beira Baixa; e a estreia da obra “Marchando em Homenagem”, dedicada às comemorações dos 140 anos Covilhã-Cidade marcaram este grande Concerto Filarmónico, bem como a forte adesão por parte da população.

Quanto ao programa, o concerto teve início com o hino da UBCC, seguindo-se a apresentação em estreia mundial da obra “1ª Suite da Beira Baixa” em que os arranjos foram da autoria de Carlos Amarelinho, composta por 6 andamentos com os seguintes temas: Covilhã Cidade Neve, Verde Gaio, Srª do Almortão, Bancos do Pelourinho, Chapéu Preto e Milho Verde. A terminar o concerto, a estreia de mais uma obra: Marchando em Homenagem da autoria também de Carlos Amarelinho – uma homenagem aos 140 anos da elevação da Covilhã a Cidade.

No final foram muitos os aplausos e os sorrisos. Lembramos que no decorrer deste ano filarmónico 2009-10, a UBCC organizou o 2º Curso de Direcção, o 2º Workshop de Sopros de Percussão e o ensaio geral, tudo actividades descentralizadas e que este ano decorreram na Erada.

A UBCC representa mais uma aposta no futuro, na formação e qualificação dos músicos e de todos os que no ambiente filarmónico desempenham as várias funções. A UBCC irá reunir brevemente para um balanço deste ano, e começar já a trabalhar no próximo plano de actividades 2010-11. Mais uma vez, a UBCC não poderá esquecer o papel preponderante e impulsionador que a Câmara Municipal da Covilhã teve, e tem como principal patrocinador desta iniciativa inédita.

Uma co-organização entre a Banda da Covilhã e a Câmara Municipal da Covilhã com o apoio e da Câmara Municipal da Covilhã e de todos os intervenientes.

A UBCC é composta pelas filarmónicas do Concelho da Covilhã: S.F.R. Estrela de Unhais da Serra - Director Artístico: António Valente; Filarmónica Recreativa Cortense - Director Artístico: António Marques Pão Alvo; Filarmónica do Paul - Director Artístico: Renato Miguel Andrade; Banda Filarmónica Caseguense - Director Artístico: António Manuel André; Filarmónica Recreativa Eradense - Director Artístico: João Oliveira; Filarmónica Sanjorgense - Director Artístico: José Nunes Simões; Filarmónica Recreativa Carvalhense - Director Artístico: João Bouceiro; Banda da Covilhã - Director Artístico: José Eduardo Cavaco.

Sem comentários: