sexta-feira, 25 de junho de 2010

VI Estágio Internacional da BANDA SINFÓNICA DA COVILHÃ - BSC

Segunda-feira > 26 Julho a Sexta-feira > 30 de Julho

ABRIRAM AS INSCRIÇÕES: Toda a informação sobre o Estágio em:

http://www.sendspace.com/file/liznje

Banda Sinfónica da Covilhã

A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando no futuro a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 100 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de conservatórios, escolas profissionais de música e alunos do ensino superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.

Até à presente data já realizou 5 estágios – Dezembro de 2006, Julho de 2007, 2008, 2009 e Outubro de 2009, tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou um Concerto na Casa da Música do Porto e em 2009 em Zamora (Espanha). Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de jovens compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais.

O presente estágio surge num contexto diferente dos anteriores, uma vez que foram convidados chefes de naipe em todos os instrumentos, resultando numa equipa ao mais alto nível, que estará lado a lado no decorrer dos trabalhos. Por outro lado, constitui mais um passo rumo à concretização da implementação da Banda Sinfónica da Covilhã a título semi-profissional na cidade da Covilhã.

Para este estágio terá como maestro Convidado Reinaldo Guerreiro. Quanto ao programa será preenchido por uma estreia mundial do jovem compositor Adérito Valente, Symphonic Dances from West Side Story de Paul Lavender, Danzón No. 2 de Arturo Márquez e obra a solo para quinteto de metais. Conta com dois Concertos – um na Covilhã (quinta-feira – dia 29) no Pelourinho, numa homenagem à Cidade e aos seus 140 anos e outro na Capital do Distrito – Castelo Branco, sexta-feira dia 30 pelas 21:30 no Cine-Teatro Avenida.

O Estágio conta com alto patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã, Colaboração da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã e o apoio: das Juntas de Freguesia da Cidade, Universidade da Beira Interior, Câmara Municipal de Castelo Branco, Inatel – Delegação da Covilhã, IPJ – Castelo Branco, Covilhã Jardim Residencial, Caixa Geral de Depósitos, Foto Cidade, Nova Forma e Underline … your ideas.

Sem comentários: