quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


JF Semanal
foto
A Raia tem o esquecimento como dolorosa fronteira
Despovoamento, envelhecimento da população e elevadas taxas de analfabetismo fazem parte do retrato da Raia de hoje. A agricultura já não é a ocupação principal, ao inverso do que acontece na raia espanhola. Aqui, deste lado da fronteira, vence o trabalho nos serviços. Vivem-se tempos difíceis e de luta onde antes de erguiam castelos. Uma radiografia feita pela Cáritas de Ciudad Rodrigo, Guarda e Salamanca.
foto
«Os jovens não sabem o que aconteceu»
Vencedora do Prémio Pessoa em 2007 com o livro “A História da PIDE”, Irene Flunser Pimentel é uma das mais influentes historiadoras nacionais, com várias publicações sobre o Estado Novo, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto. A investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em grande entrevista ao Jornal do Fundão.

Alçada Baptista, o escritor que sorria de Deus
Ensaísta e ficcionista, António Alçada Baptista, falecido em Lisboa, aos 81 anos, no passado sábado, admitiu ter na sua escrita uma sensibilidade feminina e ser dos poucos escritores que não tinha vergonha dos afectos. Nascido na Covilhã em 1927, frequentou o colégio de jesuítas, onde foi profundamente influenciado pelo Cristianismo e por pensadores como Emmanuel Mounier e Teillard de Chardin, vindo a formar-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Casal de Caria trazia heroína de Espanha
Os suspeitos residentes em Caria, foram na última semana detidos pela Polícia Judiciária da Guarda depois de terem sido apanhados na sua posse mais de mil e cem doses de heroína. Este casal, homem de 29 anos e mulher de 27 anos, sem actividade profissional conhecida, seria um dos principais fornecedores de heroína da região.

Sem comentários: