quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
A Direcção do CCD Académico dos Penedos Altos,
deseja a todos os Associados e Amigos,
um FELIZ ANO de 2010
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Votos de Boas Festas
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
ADE COM NOVA VIATURA
Um mini- autocarro, com cerca de 20 lugares, foi oferecido ao clube covilhanense pela câmara municipal e pelo empresário António Lopes. |
![]() O almoço de natal da ADE que juntou, no pavilhão da Anil cerca de 500 pessoas, uma prova “da grandiosidade deste clube e de que existe muita gente que gosta da ADE. Da nossa parte é Para o presidente da assembleia geral da ADE, Luís Fiadeiro, a quantidade de pessoas que marcou presença no almoço de natal “prova que ainda existem ppessoas que trabalham desinteressadamente no desporto.” |
CARLOS PINTO FAZ AVISO
O presidente da câmara municipal da Covilhã admite a hipótese de vir a intentar uma acção judicial contra o Estado. Em causa atrasos no pagamento de várias obras que tiveram apoio comunitário. |
Na missiva enviada a José Sócrates o presidente da câmara da Covilhã deu ainda conta da insatisfação que sente face à distribuição de verbas provenientes de fundos comunitários "entre 1998 e 2009 as câmaras de Castelo Branco e da Guarda receberam cada uma mais 44 milhões de euros que a Covilhã" e também sobre os baixos índices de execução no QREN "na região centro essa execução já devia ser superior a 30 por cento e apenas vamos em 0,8". |
JORGE PATRÃO RESPONDE COM NÚMEROS

Académico termina Ano em Destaque - Vencedor Prémio "Clube do Ano"


A secção de Pentatlo de Moderno do CCD Académico dos Penedos Altos (Covilhã) está em grande destaque. A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno apurou os vencedores dos prémios anuais e o APA obteve o “Prémio Clube do Ano”.
Já na nova época desportiva, com duas provas realizadas no Porto (21 de Novembro) e em Vila Real (19 de Dezembro ), a equipa de Pentatlo conseguiu onze pódios na cidade invicta e nove pódios em Vila Real.
O recriar da Tradição – Madeiro de Natal volta à Cidade da Covilhã pela Banda da Covilhã com o apoio da Câmara

Relato de uma consoada nos anos 50:
“Com madeiro, muito maior do que hoje se arranja para manter a tradição, e sem as prendas que actualmente também lá fazem a alegria das crianças, o Natal numa aldeia da Beira, nos anos 50, era a festa do Menino Jesus e das filhoses. O Deus Menino motivava um sem número de histórias contadas à volta do lume, a lareira onde todos se aqueciam e se cozinhava em bojudas panelas de ferro com três pés e negras como o alcatrão. Quanto às filhoses, feitas com farinha, água e azeite, eram fritas em enormes quantidades e constituíam o alimento principal durante mais de duas semanas. Era difícil haver uma casa onde não se fizessem filhoses e os que tinham menos sempre iam recebendo-as de oferta dos mais abastados.” O primeiro sinal de Natal era dado pelos rapazes com idade de irem à inspecção para o serviço militar. Como ainda hoje acontece, cabia-lhes arranjar o madeiro, três ou quatro árvores com que na noite da Consoada se fazia uma enorme fogueira à porta da igreja para aquecer o Menino Jesus e animar a rapaziada. Enquanto batiam com uns maços compridos na lenha a arder, gritando “madeiro, madeirinho” e faziam saltar milhares de faúlhas luminosas, as cantigas improvisadas iam muitas vezes parar ao refrão “Natal, Natal, filhoses com vinho não fazem mal”. E não faziam. Ultrapassadas as questiúnculas provocadas pelo tradicional roubo das árvores para o madeiro que sempre irritavam os proprietários ‘roubados’, sobretudo se a apanha da azeitona ou trabalho no lagar corria menos bem, os rapazes faziam o aquecimento para a festa percorrendo as casas dos parentes mais ou menos próximos para juntar umas filhoses acabadas de fritar e beber copitos de vinho em série que só não os embebedavam irremediavelmente, porque o frio gélido, com ameaços constantes de neve, ‘queimava’ muito álcool. IN: Madeiro de Natal LOMBARDO
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Mensagem de Natal
Era assim que gostaríamos de ver o nosso concelho, o nosso país, o mundo inteiro. Que hoje e sempre estivéssemos a viver o espírito natalício com a colaboração de todos, mesmo os que não concordem connosco...
Dizer aos maus que não é assim tão mau e que, por isso, se devem juntar aos bons...
Dizer aos governantes que só se pode gerir com rigor um qualquer país, câmara ou freguesia, quando haja, na sua essência, solidariedade, frontalidade, boas palavras. Mesmo que seja apenas para dizer “Olá como vai”...
Dizer aos incrédulos que é preciso acreditar no dia de amanhã que será, concerteza, melhor que o de hoje...
Dizer aos mais ricos que podem, se esse for o seu espírito, contribuir para a diminuição do número dos mais pobres...
Dizer á Igreja que Deus é igual para todos mas que é preciso estar mais perto dos que Dele mais precisam...
Dizer ao nosso vizinho, ao nosso amigo, ao nosso companheiro de trabalho, ao nosso munícipe que aqui estamos. Ao seu lado, para prestarmos a nossa contribuição, de amizade, de solidariedade, de colaboração, de carinho e amor...
Aos críticos a nossa palavra é de incentivo para que também eles, no seu verdadeiro papel de informar, o façam com critério, com rigor, com verdade, mesmo que essa crítica possa doer...
Se assim procedermos, o mundo será melhor e passaremos a ver as pessoas a sorrir e as crianças a acreditarar mais no seu próprio futuro...
Como autarca e responsável por este Espaço das Idades a minha mensagem natalícia vem ao encontro do que são os nossos objectivos para o futuro. Que este Natal traga bons frutos no sapatinho de cada um, principalmente para os idosos e que o novo Ano venha repleto de concretizações sociais, culturais e outras, para bem de todos.
Boas Festas do amigo e Presidente
ANTÓNIO REBORDÃO
ALMOÇO DO IDOSO 2009
Realizou-se no passado Sábado mais um almoço oferecido pela autarquia covilhanense aos idosos do Concelho.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Férias Desportivas Natal 09

Esta iniciativa irá decorrer nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de Dezembro, e engloba diversas actividades culturais e desportivas, num programa especialmente preparado para proporcionar umas férias repletas de animação, desporto e muita aventura a todas as crianças e jovens, não só da Freguesia mas também do Concelho da Covilhã, entre os 6 e os 17 anos de idade.
As inscrições (7,5€/participante, inclui seguro de acidentes pessoais) deverão ser efectuadas na Junta de Freguesia do Ferro, entre as 9h e as 18h.
As actividades iniciam-se às 9h e terminam às 17h30m.
Facultar aos mais jovens a possibilidade de ocupar parte das suas férias em actividades desportivas, num espírito de convívio e de promoção de hábitos de vida saudáveis, é o principal objectivo desta iniciativa.
CMC abre postos de turismo na Covilhã

Decisão conhecida no mesmo dia em que se soube que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco não deu provimento à providência cautelar apresentada pelas câmaras da Covilhã e Fundão para suspender a nova Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
O caso arrasta-se nos tribunais desde o início do ano, mas a sentença só foi proferida no passado dia 10.
Um ano depois de ter decidido não integrar o Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela, o município da Covilhã anuncia a criação de uma Agência de Promoção Turística que pretende “romper com a situação de inércia em que caiu a promoção da Serra da Estrela e da Região”.
O município da Covilhã vai também criar dois postos de turismo: um no centro da cidade e outro na entrada da Serra. Estruturas que vão contar com técnicos qualificados de turismo, explicou o autarca, que reserva para mais tarde o anúncio de outras iniciativas.
Com críticas à “inoperância” da estrutura presidida por Jorge Patrão, o presidente da câmara da Covilhã admite que, apesar dos sucessivos alertas, até agora as outras autarquias não se mostraram sensibilizadas e por isso “a Covilhã vai fazer o seu caminho”, garante Carlos Pinto.
A decisão da Câmara da Covilhã foi conhecida, no dia em que se soube que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco não deu provimento à providência cautelar apresentada pelas câmaras da Covilhã e Fundão para suspender a nova Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
O caso arrasta-se nos tribunais desde o início do ano, mas a sentença só foi proferida no passado dia 10.
Os dois municípios moveram uma acção judicial por considerarem ilegais os estatutos da nova entidade, dado integrarem na assembleia-geral duas empresas privadas (Turistrela e Malcatur), que consideram inquinar a imparcialidade do órgão.
Enquanto essa acção não ficar decidida, as duas autarquias requereram ao mesmo tempo, no início do ano, uma providência cautelar para suspender a entidade turística.
O Tribunal Administrativo considerou que não há demonstração de suficiente prejuízo que o justifique a suspensão.
Para o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, a sentença é perfeitamente extemporânea, uma vez que “surge 11 meses depois das eleições” para o organismo.
Passado todo este tempo “nem era preciso dizer nada”, referiu.
“A questão de fundo continua em tribunal”, sublinhou, adiantando: “Não queremos deixar de estar na Serra da Estrela, mas queremos um organismo constituído de forma correcta e harmoniosa e onde os municípios sejam parte decisiva”.
O presidente da Entidade de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão, acredita que a acção principal movida pelos dois municípios “vai seguir o mesmo caminho” do da providência cautelar, “como indicia o texto da sentença agora conhecida”.
“Tudo o que dissemos até agora estava correcto, nunca fizemos nada juridicamente errado”, sublinhou em declarações à agência Lusa.
Por: Susana Proença
Ficheiros para Download


Conheça as opiniões e intervenções dos eleitos do PCP na Assembleia Municipal da Covilhã de 18 de Dezembro de 2009 em 2009 em
www.paulvitorreissilva.
Aproveito também para desejar ao Sr.Vítor Reis Silva, que me enviou esta mensagem, Boas Festas
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Audição de Natal – Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã
Boas Festas
FOTOS em: http://bandadacovilha.
Audição de Natal – Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã
Decorreu ontem a tradicional Audição de Natal (1º período) e Festa de natal da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã. Uma tarde chuvosa com a temperatura a rondar os dois graus, mas onde a maior parte dos alunos e familiares marcaram a sua presença em grande número.
As audições são um dos momentos altos na vida na Escola. Os “pequenos” artistas, muitos deles com apenas semanas de aprendizagem, apresentam-se pela primeira vez em palco. Uma experiência que por certo todos vivem com grande intensidade e ao mesmo tempo com coragem. Sentir os olhos postos em nós não é fácil, sentir os aplausos é sinal que devo agradecer e dar lugar ao próximo. E foi assim que ao longo de uma hora, as várias classes de instrumentistas foram se perfilando no palco, desde as flautas, clarinetes, trompas, saxofones, etc. No final a apresentação de duas classes de Conjunto: O coro sob a orientação da Prof. Márcia e o ensamble de sopros sob a orientação do Prof. Elmano Pereira que foram fortemente aplaudidos.
A encerrar houve um lanche para todos com muita alegria e festa. Em nome da Direcção agradecemos Todos os que participaram e colaboraram na Audição e Festa.
José Eduardo Cavaco – Director Pedagógico
Boas Festas
A Direcção da Banda da Covilhã – Sócios – Músicos – Professores – Aprendizes e Alunos agradecem TODO o apoio manifestado, colaboração e promoção de todas as actividades desenvolvidas no decorrer do ano de 2009. Sem a vossa ajuda o nosso projecto estaria mais pobre. Bem Hajam. Votos de um Santo Natal e Próspero 2010.
JEB Cavaco
![]() | Newsletter Semanal | ||||||
|
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
COVILHÃ RECEBE TORNEIO
Quatro das melhores equipas nacionais, de futsal feminino, vão marcar presença no "torneio cidade da Covilhã". Os jogos realizam-se este sábado. |
U Para Joel Rocha, treinador da ADE “este conjunto de equipas de nível superior do futsal nacional garante a realização de um bom torneiro. Temos excelentes equipas e estava também prevista a participação dos Restauradores Avintenses, campeão nacional, só que há última da hora, disseram que apenas podia vir uma equipa B, o que rejeitamos.” Para este responsável “vamos ter um bom torneio, onde queremos ver toda a cidade envolvida. Quanto a nós queremos um torneio que nos traga competitividade e nos obrigue a jogar nos limites.”
Um torneio, que dois anos depois, volta à Covilhã. A última organização tinha ficado a cargo do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra. António Manuel Pereira, secretário técnico da ADE, sublinha “que a Covilhã vai receber um evento de grande qualidade”. Jogos a ser disputados no sábado. Às 10h o Vermoim defronta a Quinta dos Lombos e às 11h30 a ADE joga frente ao Gondomar. A final está marcada para as 18 horas, com os jogos a serem realizados no pavilhão do Inatel, na Covilhã. |
Natal Solidário - Missão Cumprida!

Decorreu ontem, domingo dia 13 de Dezembro pelas 16:00 no pavilhão da ANIL o evento NATAL SOLIDÁRIO, uma organização do Lions Clube de Belmonte – Pedro Álvares Cabral, tendo como objectivo a angariação de fundos para a aquisição de uma cadeira eléctrica multifunções para Rúben.
Um tarde mágica, onde o espírito solidário esteve bem presente. Quanto ao programa cultural, a Banda da Covilhã foi a anfitriã tendo presenteado todos com repertório diversificado, desde a música clássica, ligeira, portuguesa e rock com a interpretação de uma colectânea dos temas mais famosos dos Xutos e Pontapés dedicado ao Rúben. Quanto aos convidados, presente esteve a classe de ballet contemporâneo do Conservatório Regional de Música da Covilhã, sob a orientação da Prof. Ana Seixas que numa interpretação fantástica e o grupo de percussão Sons e Ritmos do Paul, jovens que transformaram lixo em instrumentos musicais de percussão.
Algumas intervenções: Orientador social do Clube CL Brito Rocha (LC de Belmonte), Teresa Gama Brandão (LC de Guimarães) e o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte Amândio Melo, Presidente do Clube, Prof. Eduardo Cavaco e Director Executivo da Escola da Quinta das Palmeiras, Prof. João Paulo Mineiro.
O grande momento aconteceu quando de facto foi anunciado de que a mobilização e a generosidade de todos permitiram a aquisição da cadeira eléctrica multifunções. Foi de pé que, todos com sentido de dever cumprido e com grande emoção assistiram à entrega da cadeira ao Rúben. Um momento único. Um obrigado a Todos os que tornaram possível este pequeno gesto para cada um individualmente, mas que em conjunto e para o Rúben e sua família representa uma grande passo. BEM HAJAM!
Contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Câmara Municipal de Belmonte, da ANIL, da Fundação dos Lions de Portugal, da Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, O Cometa Gráfica de Castelo Branco, Som e Luz de Vítor Coelhas, Foto Cidade, EPABI e de muitos anónimos que compraram os ingressos.
Quem é o RUBEN? É um jovem de 17 anos natural da Covilhã, que frequenta o 9º ano na Escola Secundária das Palmeiras, que aos 12 anos de idade quando andava de bicicleta, teve um queda e sofreu um AVC hemorrágico, tendo ficado com sequelas graves, obrigando-o neste momento a locomover-se numa cadeira de rodas. A cadeira que possui é de impulso manual o que dificulta a sua deslocação, tendo em conta as limitações motoras dos membros superiores. A Cadeira de Rodas Eléctrica vai dar uma resposta muito mais adequada à situação do Jovem Ruben.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Olhanense / Benfica
- Jornada
- Arbitragem
- Disciplina
- ClubeOlhanense defronta Benfica Jogo para a Liga Sagres no Estádio José Arcanjo.
O Olhanense recebe este sábado o Benfica no Estádio José Arcanjo, a partir das 21h15 (SportTV 1), em partida da 13ª ronda da Liga Sagres.