domingo, 6 de dezembro de 2009

Vila do Ferro – Covilhã Exposição Distrital Columbófila - 2009


Vai ter lugar na Vila do Ferro, nos próximos dias 19 e 20 de Dezembro, a Exposição Distrital Columbófila 2009.

Este evento, no qual estarão a concurso cerca de duas centenas de pombos-correios, destina-se a apurar os melhores exemplares que irão representar a nossa região na XXXVII Exposição Nacional e Pré Ibérica de Columbofilia, que irá decorrer no Pavilhão Multiusos de Gondomar de 14 a 17 de Janeiro de 2010, e que reunirá os melhores criadores de pombos-correios de todo o país.

Na Exposição Distrital Columbófila 2009, serão vários os criadores e clubes, associados na Associação Columbófila do Distrito de Viseu, a concurso, dos quais destacamos a Sociedade Columbófila da Covilhã, a Sociedade Columbófila de Sernancelhe, a Sociedade Columbófila de Mangualde, o Grupo Columbófilo de Viseu, Tondela Columbófila - Associação Cultural Desportiva e Recreativa e Grupo Desportivo Pomarense – Secção Columbófila.

Estas aves, consideradas de topo pelos seus criadores, pois têm vindo a ser submetidas a diversos apuramentos locais e regionais, são as que melhores performances apresentam nas categorias standard e sport.

Na classe Standard, serão classificados os pombos pelas suas características morfológicas: aspecto físico e visual, desde a expressão, pose, qualidade do esqueleto, músculos e plumagem. Esta avaliação traduzir-se-á em pontos, cujo somatório, ditará os vencedores, nas seguintes categorias:

ü Borrachos - machos e fêmeas (pombos mais jovens);

ü Classe livre - machos e fêmeas (terão obrigatoriamente de ter uma classificação em provas desportivas);

ü Classe ibérica - machos e fêmeas (fêmeas com um mínimo de 2000Km e machos com um mínimo de 2500km).

Na Classe Sport, o aspecto não tem relevância pois serão avaliadas as performances desportivas obtidas nos dois últimos anos - 2008 e 2009, tendo em conta a:

ü Velocidade (provas compreendidas entre 100km / 400km);

ü Resistência:

a. Meio fundo (provas compreendidas entre 300km / 600km);

b. Fundo (provas com mais de 500km);

c. Absolutos (o pombo terá de ter classificações em todas as distâncias).

A Freguesia do Ferro, continua assim na senda dos grandes eventos ornitológicos e espera, com o apoio prestado à Associação Columbófila da Covilhã, promover e divulgar a arte da criação do pombo-correio que reúne na Federação Portuguesa de Columbofilia, quinze associações distritais/regionais, oitocentos clubes, catorze mil associados e cerca de 4.500.000 de pombos-correios.

Com este evento, a autarquia espera também a visita de centenas de admiradores destas aves, que certamente irão animar Vila, contribuindo assim para a dinamização das pessoas e do comércio.

Esta exposição resulta de uma organização conjunta da Junta de Freguesia do Ferro e da Sociedade Columbófila da Covilhã, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Columbófila do Distrito de Viseu.

Para mais informações, por favor contacte:

Paulo Jorge Tourais, Presidente da Junta de Freguesia do Ferro – 962566087

Francisco Cardoso, Presidente da Associação Columbófila de Viseu -

Sem comentários: