terça-feira, 1 de dezembro de 2009


http://bandadacovilha.blogspot.com/

65º Aniversário da Banda da Covilhã
REPORTAGENS
Fotos ver BLOG


65 Aniversário da Banda da Covilhã - Workshop Lixo com Ritmo
A Banda da Covilhã está em Festa. As comemorações iniciaram-se no passado sábado com o Ensaio aberto do Ensamble de Sopros, sob a orientação de Elmano Pereira. Da parte da tarde teve lugar o workshop Lixo com Ritmo que juntou 25 crianças e jovens que numa actividade músico-ambiemtal puderam dar uso ao “LIXO”, transformado, reutilizado em instrumentos musicais e construir unidades rítmicas. Foi uma acção pedagógica que correu muito bem, e onde todos os participantes mostraram vontade de continuar no projecto. Deixamos algumas fotos e um pequeno vídeo de um dos trechos rítmicos resultantes do trabalho desenvolvido em apenas 2 horas. Obrigado ao Prof. Joaquim Alves e a todos os participantes.

Exposição Nú com Dó de Sandra Mêda - Um sucesso!
Pelas 15:30 de domingo, foi inaugurada a exposição Nú com Dó, da autoria de Sandra Mêda e que elaborou um projecto com a Banda da Covilhã captando imagens de duas saídas da banda numa vertente pouco fotografada, com diferentes perspectivas e ângulos. Um conjunto de 20 excelentes fotografias que estão a partir do dia 2 de Dezembro novamente em exposição na CASA dos MAGISTRADOS até final do mês. A Não perder.

Concurso de Quadras Populares – Entrega de Prémios
Um momento muito especial - A Banda da Covilhã agradece a Todos os vencedores, bem como gesto solidário da devolução dos prémios. Bem Hajam pela participação e apoio. Um agradecimento também ao Júri do Concurso.
1ºPRÉMIO - Será sonho ou é magia - de noite até manhã - Com o "Festival da Cherovia” - Da “Banda da Covilhã” - João José da Silva Pimenta; 2ºPRÉMIO - Todos querem aprender - Com a Banda da Covilhã - Um instrumento, uma pautinha - Cantando a neve e lã - Grupo de Utentes do Lar de São José, Covilhã. 3ºPRÉMIO - Sendo a Covilhã, cidade rica em tradições - É bom que reconquiste os seus bons e áureos tempos! - Assim o faz tão bem a Banda da Covilhã - Na Escola de Música, Valores e Talentos - Teresa de Jesus Pereira Duarte Reis.

MENÇÃO HONROSA - “Ode à Banda da Covilhã no seu 65ºAniversário”
Vem ver a Banda passar
Que a tocar é um primor
Vem daí, vamos marchar
E cantar em seu louvor.

A “Banda da Covilhã”
No seu “65º Aniversário”
Saída a gente beirã
O Estudante, O Operário.

Que bem que soa o Trombone
Que bem se ouve a Trompete
Sobressai o Saxofone
Sem “pisar” o Clarinete.

Nem evento de alegria
E grande inauguração
“Festival da Cherovia”
Renovou a tradição

Pia fino o Oboé
Sem atrapalhar a Flauta
Assim mesmo é que é
Há que respeitar a pauta.

Na orquestra juvenil
Onde a mascote é “Pautinha”
Toda a gente “é do baril”
E aprende a musiquinha.

O seu maestro aprumado
Ergue a batuta contente
Os músicos lado a lado
Com a pauta pela frente.

Vai altaneiro o Fagote
E também o Cornetim
Mas a Tuba soa forte
E faz sinal ao Flautim.

Na “Escola de Música, Valores e Talentos”
Onde “Até os Santos Dançam”
Músicos e instrumentos
Vários eventos lançam.

Ouvida quer ser a Trompa
Pois o seu som não é “treta”
Mas também, sem armar “bronca”
Bem firme soa a corneta.

Soam os sinos e Ferrinhos
Timbalos e Timbalé
Da caixa soam Rufinhos
E o Bombo soa com pé.

Manuel Vaz Correia

Homenagem ao Sr Guilhermino Fazendeiro de Oliveira
Um momento alto no Concerto de Aniversário.- O Sr Guilhermino, ilustre músico fundador da Banda da Covilhã, em 1944 deixou-nos no passado dia 19 de Outubro com bonita idade de 96 anos. A Direcção da Banda da Covilhã em sua homenagem dedicou o Concerto do 65º Aniversário à sua memória. Um minuto de silêncio e a interpretação do Hino 1º Dezembro foi um momento alto no início do Concerto. Um agradecimento especial á presença da sua família que muitos nos honrou com a sua presença. Bem Hajam.

Concerto do 65º Aniversário “…não há memória…”
Foi com estas palavras que um dos sócios da Banda se pronunciou em relação ao Concerto de Aniversário. Um momento alto nas comemorações e que juntou perto de 500 pessoas para assistir e aplaudir a Banda da Covilhã. Um programa de aniversário com música para todas as idades e gostos – Clássica – Bandas Sonoras e Ligeira Popular Portuguesa. Destaque para o solista em trompete João Rodrigues que de uma forma exemplar e com uma excelente sonoridade se apresentou em Romantic Blues. Parabéns João!. O Programa apresentado foi: GIUSEPPE VERDI Arr. N. Studnitzky; CZARDAS V. Monti - CANTO A “UNICEF” Ferrer Ferran - ROMANTIC-BLUES de H. Kolasch - INDEPENDENCE DAY Arr. Michael Story - TRIBUTO A CARLOS PAIÃO Arr. Álvaro Reis - RECORDAÇÕES DO PASSADO Arr. A. Madureira da Silva. Agradecemos a presença de todos e um forte Bravo a todos os músicos. Um beijinho à Cristiana que durante a obra “Independece Day” nos presenteou com a magia da dança. No decorrer do Concerto o cenário escolhido foi o percurso da Banda da Covilhã nos últimos 3 anos nas inúmeras e diversas iniciativas musicais, culturais e recreativas. Obrigado a Todos!

Novo Projecto - A NOVA FARDA! Apresentação foi feita no Concerto de Aniversário.
A Banda da Covilhã, no decorrer do seu Concerto de Aniversário apresentou uma proposta para os novos fardamentos da Banda, que há muito são requeridos. A Direcção pensa que é chegado o momento, e como tal convidou uma amiga da Banda da Covilhã, música e profissional na área, Adelaide Pereira que simpaticamente e generosamente nos presentou com uma porposta que logo no primeiro segundo a todos agradou. A recolha de fundos para a sua aquisição já começou! Muito Obrigado Adelaide! A opcção da escolha da cor vermelha nalguns detalhes, prende-se com facto de essa ser a cor da Cidade da Covilhã e a Banda ser a Banda da Cidade.

Tertúlia com o Maestro Paulo Martins – O Futuro da Bandas Filarmónicas.
A Convite da Banda da Covilhã, o conceituado e premiado Maestro Paulo Martins, esteve no foyer do Teatro Cine da Covilhã para deixar algumas ideias centrais quanto ao futuro das Bandas Filarmónicas. Na plateia, dirigentes, maestros e músicos foram os intervenientes após a comunicação. A Tertúlia iniciou-se com um excelente momento musical proporcionado por um quinteto de metais que nos trouxe 4 andamentos de West Side Story do grande compositor e maestro Leonard Bernstein. Seguiu-se a apresentação pelo maestro em que as principais ideias foram: 1 – A formação dos músicos – Os músicos são a base de todo o processo, por isso é de extrema importância a sua formação; 2 – A qualidade dos Maestros – os maestros devem ser cada vez mais bem formados e habilitados a vários níveis e 3 – A competência das Direcções das Bandas. Seguiu-se um aceso diálogo e profícuo. Agradecemos a presença de todos e ao maestro Paulo Martins pela tertúlia. Bem Hajam.

Banda de Pínzio e Almoço encerram Comemorações do 65 Aniversário da Banda da Covilhã!
No dia 1 de Dezembro, pelas 10:30 chegou à sede da Banda da Covilhã, a Banda de Pínzio, banda com a qual partilhamos alguns projectos, nomeadamente na formação dos músicos. Seguiu-se o içar da Bandeira ao som do Hino 1º Dezembro, cumprimentos às autoridades, Câmara Municipal da Covilhã e a encerrar as Comemorações, o já tradicional almoço de Aniversário no Restaurante MERENDOLA 2 que contou com numerosa presença de sócios, dirigentes de outras associações, dirigenets das bandas do Concelho da Covilhã, juntas de freguesia e o Sr Vereador da Cultura – Paulo Rosa. A Direcção agradece a presença calorosa da Banda de Pínzio, ao seu Presidente da Direcção, e ao Maestro e amigo – Luís Mário, bem como a todos os que ao longo destes 4 dias de actividades estiveram presentes. A tradição cumpriu-se e com ela os sonhos da Banda da Covilhã avivam-se. Dia de aniversário é sempre um momento alto na vida de qualquer colectividade. Foi com esse espírito que programámos e realizámos as comemorações que para nós marcaram mais um ano filarmónico pleno de actividades. Viva a Banda da Covilhã! A Direcção.

1 comentário:

Mizé disse...

A familia toda gostaria de ter estado presente! Mas infelizmente apenas um membro da mesma comunicou na véspera a homenagem que ia ser feita.
Os netos do Avelar lementam muito não terenm estado presentes. No entanto agradecem à Sociedade Filármónica.