sábado, 6 de março de 2010

Turismo da Covilhã pega na pista de esqui urbano



Nova Agência de Turismo apresentada

A nova Associação de Turismo da Covilhã vai candidatar a fundos comunitários a construção de uma pista de esqui urbano com 800 metros de extensão a instalar na cidade. O anúncio foi feito na passada segunda-feira, 1, pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, em conferência de imprensa.

Uma novidade dada a conhecer após a realização da primeira Assembleia Geral da agência de turismo covilhanense, uma estrutura que conta com 11 associados e em que o município foi eleito presidente da direcção. Da Turismo da Covilhã fazem ainda parte hotéis e empresas da cidade ligadas ao turismo e à Serra da Estrela.

Carlos Pinto garante que a associação não terá custos, uma vez que não tem funcionários e o director executivo será um vereador, Pedro Farromba, "que não ganhará mais por isso". "Havemos de ter um director executivo quando estivermos em velocidade cruzeiro", acrescenta. A associação terá um orçamento "que ainda não está definido", refere, "mas a promoção da cidade está assegurada por verbas do programa Covilhã XXI", acrescenta.

A instalação de outdoors junto às fronteiras, a criação de folhetos promocionais e uma campanha associada ao estágio da Selecção de Futebol (para o Mundial de África do Sul) na Covilhã são algumas das acções de marketing previstas. Será também criado um posto de turismo à entrada da cidade, orçado em 150 mil euros e com uma arquitectura invulgar, que integra o espaço na paisagem. No local onde durante alguns anos esteve o relógio do Polis e onde hoje figura um painel sobre as geminações que a Covilhã tem com outras cidades do Mundo.

A Associação de Turismo da Covilhã será responsável pela candidatura a fundos comunitários da pista de esqui urbano com 800 metros de extensão a instalar entre a Carreira de Tiro e o Rossio do Rato. A construção da pista, numa área de 10 hectares, está orçada em cinco milhões de euros e depende da "existência de comparticipação ou de uma parceria público-privada, em que os privados assumam os riscos", explica Carlos Pinto. Será "um equipamento lúdico" no tecido urbano, "em que um autocarro poderá circular pelos hotéis para transportar os turistas até à pista".

De acordo com Carlos Pinto, a Associação de Turismo da Covilhã surge "como resposta à ineficácia do actual pólo turístico" da Serra da Estrela. "É uma iniciativa a favor dos interesses da Covilhã, que, do ponto de vista turístico, não estavam cuidados. Como havia omissão de trabalho por parte da actual estrutura, entendemos que esta é a maneira de respondermos", sublinha.

Notícias da Covilhã

Sem comentários: