quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


foto
Cimeira luso-espanhola coloca IC 31 no mapa

A ligação, em perfil de auto-estrada, entre Castelo Branco e a fronteira de Monfortinho, através do Itinerário Complementar 31 (IC 31) foi alvo de atenção na recente Cimeira Luso-Espanhola, que decorreu, na última semana, em Zamora, Espanha. Os governos da Península Ibérica estão unidos numa declaração de intenções. O IC 31 avança. A região ganhará uma nova centralidade entre as duas capitais ibéricas. Mas, Espanha já leva largo avanço na concretização dos projectos no terreno.

Tiroteio entre PSP e assaltante de ourivesaria em C. Branco
Apenas quatro dias após um assalto a uma ourivesaria de Castelo Branco, um agente da PSP daquela cidade foi hoje ferido num tiroteio que se seguiu uma tentativa de assalto a uma outra ourivesaria no centro da cidade. O assaltante refugiou-se num parque de estacionamento e foi cercado pela polícia. Entregou-se depois aos agentes, mas manteve uma arma apontada à cabeça, ameaçando suicidar-se.

Aniversário do Jornal do Fundão com iniciativa solidária

foto
À semelhança do ano passado, o “Jornal do Fundão” volta a assinalar o seu aniversário (o 63.º) com uma iniciativa solidária. A edição especial comemorativa – a publicar dia 29 – incluirá um Caderno Especial e parte da receita publicitária será destinada à APPACDM da Covilhã, instituição que, em parceria com o JF, organiza no dia 29, entre as 10 e as 12 e 30, um colóquio/debate, na sua sede, sobre o tema “Solidariedade Social – que papel para as empresas?”

Mário Soares escreve sobre o "Jornal do Fundão"
Por ocasião do 63.º aniversário do Jornal do Fundão, o ex-Presidente da República e fundador do PS escreve um artigo de opinião sobre o semanário, onde refere que "O Jornal do Fundão não foi – nem é hoje, ainda – um jornal meramente regional. É um jornal de causas regionais, a defesa da Beira Interior e da Cova da Beira, por exemplo, ou do túnel da Gardunha, mandado fazer por António Guterres, grande amigo de António Paulouro, mas também de causas nacionais, como a defesa dos mais desprotegidos, da liberdade, da independência dos meios de comunicação social, relativamente aos poderes políticos e aos interesses económicos, à defesa e prestígio dos nossos emigrantes".

Como, onde e porquê se morre na Beira Interior
Noplastias malignas, doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho respiratório e todas as causas, excepto causas externas, são quatro grandes problemas de saúde pública associados a factores ambientais e socioeconómicos, cujo risco de morte revelou-se menor na Beira Interior do que nas regiões do Alentejo e Grande Lisboa, no período de 2000-2004. Com taxas reduzidas de mortalidade por um conjunto significativo de doenças, mas extremas, em alguns casos, de internamentos hospitalares pelas mesmas causas, pode dizer-se que à Beira Interior se ajusta bem a célebre frase, “morrer, sim, mas devagar”.

Rádio
Cidades da Covilhã e da Praia estreitam relações
O Município da Covilhã formalizou esta segunda-feira o Acordo de Geminação para o Desenvolvimento com a Câmara Municipal da Praia em Cabo Verde. Promover um intercâmbio cultural, social e sobretudo económico é o objectivo deste acordo que aproxima as duas comunidades. Esta geminação "não é apenas um mero acordo de vontades entre presidentes", garante Carlos Pinto, o presidente da Câmara da Covilhã. Escute os sons da RJF.

Sem comentários: