quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


fotoHá ouro perto de Penamacor e de Idanha-a-Velha
Há ouro na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro, actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características.
foto
Empresários "fintam" a crise com projectos vencedores
Numa altura em que se fala tanto de recessão, de crise e de problemas com as empresas, o Jornal do Fundão decidiu ir à procura dos casos de sucesso no tecido empresarial da região. Esta semana começamos por apresentar três empresas que ganharam espaço no mercado local, nacional e até internacional, em áreas tão diversas como a decoração, energias renováveis e produção de audiovisuais.

Castelo Branco vai ter hospital privado
A intenção é clara por parte do Grupo Lusófona: dotar a cidade de Castelo Branco e a região, já em Setembro, de um novo hospital. O contrato-promessa de compra e venda das Galerias Império já está formalizado e a curto-prazo deverão arrancar as obras de adaptação e reconversão deste espaço comercial para poder alojar o hospital privado, num investimento de seis milhões de euros.

Alunos da Secundária contra a discriminação
Na Secundária do Fundão, como na generalidade das escolas do país, os alunos com mobilidade reduzida ainda são discriminados, dada a falta de condições de acesso a equipamentos fundamentais como laboratórios, biblioteca e bar dos alunos. Atentos a esta realidade, um grupo de finalistas de 12.º ano está a desenvolver um projecto que pretende resolver estes problemas.

Mulheres centenárias, exemplos de resistência
Em Portugal, há 600 pessoas com cem ou mais anos. Estes números são dos Censos realizados em 2001. A tendência para a longevidade dos nossos idosos, em 2008, provavelmente aumentou devido à esperança média de vida também ter vindo a crescer. O Jornal do Fundão foi conhecer algumas mulheres que chegaram (e outras ultrapassaram) a mítica barreira do século de vida.

Rádio
Carlos Salema preside ao Conselho Geral da UBI
Carlos Salema foi eleito presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI). Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações, foi eleito com 17 votos contra os 11 votos recolhidos por Francisco Maria Sousa Soares, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, que vai ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho Geral da UBI. Para Carlos Salema a eleição é "uma honra que espero vir a merecer"

Sem comentários: