Regionalização regressa ao calendário político
Cai a região da Beira Interior proposta por António Guterres em 1998. José Sócrates quer mapa com base nas cinco regiões-plano que vigoram relativamente imutáveis desde a passagem de Marcelo Caetano como presidente do Conselho, nos anos 70: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. É a garantia de um processo mais pacífico para evitar novo chumbo.
O sucesso enquanto jovens
São jovens, ambiciosos, talentosos e abraçaram diversas profissões que lhes dão uma projecção no país (e alguns já além fronteiras). O JF foi conhecer alguns jovens que se lançaram em projectos comerciais, culturais, artísticos e desportivos que os realizam plenamente. Contra tudo e contra todos, afirmam-se num universo cada vez mais difícil e elitista. São beirões de sucesso.
Foi adjudicada à empresa Corporación Española de Transportes SA a concessão dos transportes colectivos urbanos da Covilhã. A decisão garante melhorias no serviço oferecido à população, explica o vice-presidente da autarquia. Segundo João Esgalhado as mudanças passam por “uma muito maior frequência de circulação” e pela possibilidade de “com o mesmo bilhete a pessoa fazer percursos muito mais diversificados do que no passado”.
Os militares da antiga Brigada de Trânsito de Castelo Branco (a actual Unidade Nacional de Trânsito que perdeu o comando operacional, integrando o Comando Territorial) estão a aderir à greve às multas que se tem feito sentir por todo o país e que pretende demonstrar o descontentamento com estas alterações.
Há ouro perto de Penamacor e de Idanha-a-Velha
Há ouro na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro, actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características.
Quatro organismos do distrito de Castelo Branco vão ser contemplados com verbas do programa Modelar para criarem mais camas a integrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Os protocolos foram recentemente assinados e no caso da região vão receber apoios na ordem dos 750 mil euros, que permitirá criar no distrito 167 novas camas de Cuidados Continuados.
Sem comentários:
Enviar um comentário