quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CONTORNOS NEBULOSOS


A associação nacional dos municípios portugueses (ANMP) escreveu ao secretário de estado do turismo. Em causa o pólo de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela

Depois da reunião mantida a 19 de Novembro de 2008 com aquele membro do Governo, a ANMP reafirma o total desacordo com o processo de constituição e de instalação do pólo de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela. Para a associação, o organismo “não permite construir um modelo de desenvolvimento que se quer forte e sólido, em que verdadeiramente as populações se sintam representadas”.

A ANMP alerta para a duvidosa legalidade de determinadas normas inseridas nos estatutos do pólo dando como exemplo “ a consagração de duplas representatividades na assembleia-geral, bem como a inserção e um conjunto de representantes cujo n+úmero contraria a norma que estabelece que os municípios têm a maioria dos membros da mesa da assembleia”.

De acordo com a missiva enviada ao secretário de estado do turismo, a associação chama a atenção para o facto de para a instalação terem sido convocados municípios que não aderiram ao pólo “ o que se revela desconforme com os preceitos legais em vigor”.

Um processo que “tem contornos nebulosos” refere a ANMP, solicitando a Bernardo Trindade “uma tomada de posição política, no sentido da regularização da situação”.

Também na reunião pública do executivo fundanense, o presidente da câmara lamentou o processo que conduziu à criação da Turismo Serra da Estrela “ perdeu-se uma oportunidade de repensar a estratégia de turismo da região”, disse Manuel Frexes. O edil que voltou a classificar de ilegais as eleições realizadas para o pólo de turismo.

Paulo Pinheiro
Paula Brito
[ 2009-01-15

Sem comentários: