quinta-feira, 1 de janeiro de 2009


JF Diário
foto
Não há "prendas" antes das eleições
2009. Boletins de voto a rodos, sondagens aos magotes, polémicas à tonelada. Apertos de mão e beijinhos em cada esquina. Papéis, papelinhos e autocolantes, carros com altifalantes no tejadilho a debitar apelos incompreensíveis, carcomidos pelo classicismo da roufenha cassete. Fait-divers e sound-bytes, também, pois claro. Argumentos e contra-argumentos. E obras? Ano de eleições, ano de reavivar memórias mais curtas de alguns eleitores com inaugurações? Fomos a jogo e perguntámos a três autarcas se há prendas extras...

2008: Um retrato do ano de todas as incertezas
Barack Obama é a figura internacional do ano. Em Portugal, Manoel de Oliveira fez 100 anos, a crise abalou o sistema bancário e na Beira Interior inauguraram-se bibliotecas e os produtos regionais marcaram pontos além-fronteiras num ano também marcado pelos Jogos Olímpicos onde Bruno Pais e Ana Hormigo deram nas vistas. A retrospectiva do ano de todas as incertezas.

Cinema da Universidade da Beira Interior ganha prémios nacionais

foto
As aventuras e os desafios de uma aluna de Cinema nos seus primeiros tempos de aulas na Covilhã dão o mote para a curta-metragem “Azeitona”. Um trabalho realizado por Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos no âmbito do Mestrado em Cinema. Realização da UBI, que arrecadou já cinco prémios, em três dos festivais portugueses onde foi exibido.

Sporting da Covilhã muda-se para o shopping
A REFITER - Centro de Medicina Física e Reabilitação, vai mudar-se, já no início do ano novo, do edifício do Shopping Sporting, para o imóvel onde há tempos funcionou o Café Académicus. Deste modo estarão criadas as condições para o Sporting da Covilhã transferir a sua sede social para aquele espaço, junto ao Pelourinho, propriedade do clube que se encontrava desde há vários anos arrendado à Refiter.

Grande nevão na zona da Serra da Estrela e Gardunha
Para quem está passou a quadra natalícia na região, a manhã de sábado não podia ser melhor, com um forte nevão a cobrir de branco toda a zona da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, incluindo as várias cidades da área: Guarda, Covilhã, Fundão, Gouveia e Seia. Houve mesmo locais onde a neve não marcava presença há mais de 15 anos de forma tão evidente.

Rádio
Carlos Pinto pede a intervenção do Procurador-Geral da República
O presidente da autarquia da Covilhã não vai participar nas sessões da Câmara Municipal até que sejam apuradas as conclusões e todos os factos sobre alegadas ilegalidades cometidas na construção da habitação particular do autarca covilhanense. A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), que fiscalizou a obra em causa, refere que a moradia está em "claro desrespeito pelo Regulamento do Plano Director Municipal".

Sem comentários: