quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Jornal do Fundão"


Património continua a saque na região
foto

Sucedem-se relatos do seu desaparecimento na calada da noite. Imagens de santos, brasões, colunas e sacrários furtados, já sem contar com o que é vendido para Espanha. “Roubam tudo, imagens, sacrários, talhas, até as colunas das ermidas”. "“Para além de ser um património de muito valor histórico e cultural é a própria identidade local e regional que vai desaparecendo”, lamenta o investigador António Catana.

Peritagem aponta culpas aos dois condutores
Ambos os condutores intervenientes no acidente da A23, entre um autocarro e um ligeiro, que vitimou mortalmente 17 pessoas na noite de 5 de Novembro de 2007, “tiveram culpa”, concluiu o advogado João Carlos Marcelo, após assistir à reconstituição do acidente, realizada dia 20 de Fevereiro na auto-estrada A23, por decisão do juiz de instrução Jorge Martins.

Um milhão de euros no apoio às famílias
O presidente da Câmara da Covilhã revelou um conjunto de novas acções no âmbito da política social da autarquia no apoio à família e no combate à pobreza. Segundo Carlos Pinto, o município prevê gastar cerca de um milhão de euros num conjunto de medidas para ajudar as famílias a fazer face à crise. O plano abrange acompanhamento social, saúde e alimentação, educação, habitação, água e saneamento.

foto
“A minha candidatura insere-se num novo ciclo da UBI”
Um dos rostos mais conhecidos da UBI avança com a sua candidatura a reitor. António Fidalgo, presidente da Faculdade de Artes e Letras espera que o período de renovação orgânica do Ensino Superior seja aproveitado para abrir novas perspectivas.

Dois feridos graves num acidente em desfile de Carnaval
Doze feridos, dois dos quais em estado grave, é o balanço de um acidente com um carro alegórico registado na tarde de domingo num desfile de Carnaval em Soalheira, concelho do Fundão. Sete pessoas foram assistidas no Hospital Pêro da Covilhã, na Covilhã, enquanto as outras cinco deram entrada no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco.

Rádio
Novidades no Museu Arqueológico do Fundão
O Museu Arqueológico Municipal Alves Monteiro, no Fundão, prepara-se para abrir novas valências. O povoamento romano e a arte rupreste vão estar em destaque na rede museológica do concelho, disse à RJF o director do museu João Mendes Rosa. A celebrar dois anos de vida são muitos os turistas que visitam o espaço mas continua a ser pouco o interesse dos fundanenses. Ouça a reportagem da RJF.

Sem comentários: