segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sessão de esclarecimento sobre a menopausa no Ferro





A Junta de Freguesia do Ferro levou a cabo, no passado Domingo dia 15, no Salão da Casa do Povo, mais uma sessão de esclarecimento na área da saúde, desta feita sobre a Menopausa, situação que afecta todas as mulheres no final da sua vida reprodutiva.
Esta acção que teve como tema central, "Menopausa, um problema?" decorreu num auditório repleto de público, maioritariamente do sexo feminino, onde o Dr. Carlos Gomes (médico Obstetra/Ginecologista do CHCB) e a Enf.ª Marisa Pires (Enfermeira estagiária na Junta de Freguesia do Ferro) explicaram a todos os presentes que, apesar das especificidades próprias desta fase da vida das mulheres, a prevenção desempenha um papel fundamental no suavizar de muitos dos sintomas e problemas a ela associados e que, uma mulher devidamente tratada, pode ter uma excelente qualidade de vida.
Ao explicar o que é a menopausa, o Dr. Carlos Gomes permitiu que os presentes ficassem com uma ideia mais clara das transformações físicas e psicológicas que as mulheres têm de enfrentar, contribuindo para desmistificar um pouco a ideia de que muitas coisas são "mania".
A intervenção da Enf.ª Marisa permitiu ter uma ideia concreta de pequenos gestos que, no quotidiano, poderão ajudar a suavizar as doenças associadas a este período, como a osteoporose, incidindo principalmente na prevenção de quedas e referindo a fundamental importância do desporto, na prevenção destes problemas.
Para o Presidente Paulo Tourias, "esta acção de esclarecimento vem no seguimento natural do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Saúde da Junta de Freguesia, cuja finalidade é, entre outras, o promover junto da população, estilos de vida saudável e melhor qualidade de vida".

Sem comentários: